O ENSINO DA ARTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo parte do pressuposto de que o ensino das artes na Educação Infantil tem sido caracterizado por atividades sem significado e vistas como lazer e passatempo. Portanto, considera-se que esta seja uma temática importante para repensar qual a condição histórica da arte na educação brasileira. Este estudo aborda aspectos relacionados à pratica pedagógica, currículo, formação integral de crianças e formação de professores voltadas para essa área do conhecimento. Para enriquecer a discussão, utilizou-se como aporte teórico: Duarte Júnior (1981), Barbosa (1989), Barbosa e Soares (2018), Loponte (2008), Araújo (2014), Vygotsky (2018), dentre outros. A reflexão sobre a temática aponta que um passo importante para que as crianças possam vivenciar a arte em sua totalidade, está na formação dos professores que, capacitados, podem oportunizar a essas, espaço e tempo para experimentar, apreciar, criar, expressar e se desenvolver integralmente.
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