O ENSINO DA ARTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Este artigo parte do pressuposto de que o ensino das artes na Educação Infantil tem sido caracterizado por atividades sem significado e vistas como lazer e passatempo. Portanto, considera-se que esta seja uma temática importante para repensar qual a condição histórica da arte na educação brasileira. Este estudo aborda aspectos relacionados à pratica pedagógica, currículo, formação integral de crianças e formação de professores voltadas para essa área do conhecimento. Para enriquecer a discussão, utilizou-se como aporte teórico: Duarte Júnior (1981), Barbosa (1989), Barbosa e Soares (2018), Loponte (2008), Araújo (2014), Vygotsky (2018), dentre outros. A reflexão sobre a temática aponta que um passo importante para que as crianças possam vivenciar a arte em sua totalidade, está na formação dos professores que, capacitados, podem oportunizar a essas, espaço e tempo para experimentar, apreciar, criar, expressar e se desenvolver integralmente.

Biografia do Autor

Luciana Ribeiro Alves Vieira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

É professora da educação infantil da rede municipal de Anápolis e mestranda no Programa de Pós-Graduação stricto sensu - nível mestrado em educação, linguagem e tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pesquisa a formação continuada de professores da educação infantil e assuntos relacionados à infância.

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ, 2014) e Pós-doutora na Universidade do Porto-Portugal. Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Experiência na área de Educação e pesquisadora dos temas: educação superior, políticas públicas, políticas educacionais e formação de professores.

Franciele Virgínia da Silva Carvalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

É professora concursada pela Prefeitura Municipal de Anápolis - Goiás. Atualmente trabalha como Assessora Pedagógica do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e como Professora formadora no Centro de Formação dos Profissionais da Educação – CEFOPE; é mestranda no Programa de Pós-Graduação stricto sensu - nível mestrado em educação, linguagem e tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Vieira, L. R. A., Silva, Y. F. de O. e, & Carvalho, F. V. da S. (2020). O ENSINO DA ARTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. SCIAS - Arte Educação, 7(1), 45–62. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/4867