MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLA:
Perspectivas de aprendizagem e desenvolvimento integral na Educação Infantil.
Palavras-chave:
Educação Infantil. Música. Ensino e aprendizado. InterdisciplinaridadeResumo
O presente artigo traz uma reflexão sobre a inserção da música no cotidiano da educação infantil e o papel do professor frente à mesma. Para tanto, inicialmente abordamos algumas questões relacionadas ações pedagógicas utilizando músicas que contribuam para desenvolvimento sensório, motor, afetivo, cognitivo e social. Justifica-se pela necessidade de canalizar na criança o gosto pela música, tornando-a um ser autônomo, reflexivo, afetivo e criativo, através do aprendizado das práticas interdisciplinares. Nessa perspectiva, atualmente, a música, embora extremamente acessível pela difusão da internet, acabam por terem espaço limitado a poucos eventos na escola, limitando as possibilidades de sua utilização no fazer pedagógico. Busca-se explicar a importância da musicalização na educação Infantil, através de referências bibliográficas que discutem os aspectos positivo da música no processo ensino versus aprendizado. Por este projeto, compreende-se que para promover o desenvolvimento integral da criança é de suma importância oportunizar experimentações criativas, que de forma lúdica, levem as crianças a postura crítica, reflexiva e autônoma.
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