MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLA:

Perspectivas de aprendizagem e desenvolvimento integral na Educação Infantil.

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Música. Ensino e aprendizado. Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre a inserção da música no cotidiano da educação infantil e o papel do professor frente à mesma. Para tanto, inicialmente abordamos algumas questões relacionadas ações pedagógicas utilizando músicas que contribuam para desenvolvimento sensório, motor, afetivo, cognitivo e social. Justifica-se pela necessidade de canalizar na criança o gosto pela música, tornando-a um ser autônomo, reflexivo, afetivo e criativo, através do aprendizado das práticas interdisciplinares. Nessa perspectiva, atualmente, a música, embora extremamente acessível pela difusão da internet, acabam por terem espaço limitado a poucos eventos na escola, limitando as possibilidades de sua utilização no fazer pedagógico. Busca-se explicar a importância da musicalização na educação Infantil, através de referências bibliográficas que discutem os aspectos positivo da música no processo ensino versus aprendizado. Por este projeto, compreende-se que para promover o desenvolvimento integral da criança é de suma importância oportunizar experimentações criativas, que de forma lúdica, levem as crianças a postura crítica, reflexiva e autônoma.

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Publicado

10/08/2021

Como Citar

Ferreira, L. P., dos A. Silva, R., & de Paula Rossoni, E. M. . (2021). MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLA:: Perspectivas de aprendizagem e desenvolvimento integral na Educação Infantil. SCIAS - Arte/Educação, 9(1), 76–92. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/5863