A importância do ensino da arte na formação: uma abordagem sobre cognição
Resumo
Resumo:
Este artigo discute sobre ativações de redes neuronais que resultam, possivelmente, no desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. Enfatiza, em seu escopo, a importância desses processos no Ensino de Arte. Além disso, trata da importância de ações educacionais no preparo e na formação de qualidade de professores e pedagogos que trabalham com a Arte/Educação. Aborda sobre as contribuições de um ensino significativo para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. Versa acerca do desenvolvimento de habilidades e capacidades e foca principalmente na construção de conhecimento e no estabelecimento de processos de ensino-aprendizagem. Infere que as instituições de ensino se tornam fundamentais no desenvolvimento de um sujeito crítico-reflexivo. Sendo assim entende-se que o desenvolvimento cognitivo é um processo contínuo, que deve ser estimulado, gradativamente, no indivíduo desde o inicio da sua trajetória de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: cognição, Arte, educação, desenvolvimento, ensino-aprendizagem.
The importance of art education in training: an approach to cognition.
Abstract:
This article discusses about activations of neural networks that result, possibly, in the cognitive development of individuals. This article emphasizes, in its scope, the importance of these processes in Art Education. In addition, it addresses the importance of educational activities in the qualified preparation and training of teachers and educators who work with Art / Education. Therefore, this paper addresses on the contributions of a significant education to the cognitive development of students. This paper indicates the development of skills and capabilities, and focuses mainly on the construction of knowledge and the establishment of procedures for quality teaching and learning. It Infers that the educational institutions are key in developing a critical and reflective subject. So understand that cognitive development is a continuous process that must be nurtured gradually in the individual since the beginning of his or her path of teaching and learning.
Keywords: cognition, art, education, development, teaching and learning.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.