A MÚSICA COMO JOGO DA ARTE NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA

Autores

  • Ms. Juliana Delborgo Abra Olivato Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Palavras-chave: Jogos musicais; Música como jogo da arte; Formação de professores.

Resumo

Este artigo é baseado no Trabalho de Conclusão de Curso da autora, que apresenta a música como jogo em um sentido cultural e um jogo da arte dentro do olhar filosófico. Um jogo ideal, que se joga pelo prazer de jogar, com regras claras e definidas e com um fim em si mesmo, acontecendo no próprio fazer musical. Dentro da perspectiva da sala de aula, a música como jogo é democrática, acessível e cumpre os requisitos das metodologias ativas, podendo ser trabalhada por especialistas em música ou não. Também tratamos do estado da música como jogo da arte no Brasil e propusemos alguns jogos musicais para a sala de aula da Educação Básica, fundamentados na metodologia da revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Jogos musicais; Música como jogo da arte; Formação de professores.

Referências

OLIVATO, Juliana Delborgo Abra. A música como jogo da arte: um abordagem sobre os jogos musicais. Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia. Universidade Paulista, Bauru, 2020.

BARBOZA, Joab da Silva. Jogos e Música em publicações da ABEM e da ANPPOM. 2018, 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes, Ensino de Artes). Universidade Estadual Paulista, São Paulo/SP.

BRITO, Teca Alencar de. Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação, educação. São Paulo: Peirópolis, 2019.

DELALANDE, François. A música é um jogo de criança. Traduzido por Alessandra Cintra. São Paulo: Peirópolis, 2019.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Editora Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4ª edição, São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.

RIBEIRO, Mônica Cintrão França. Psicologia Construtivista. São Paulo: Editora Sol, 2013.

ROSAS, Fátima Weber; BEHAR, Patrícia Alejandra. A importância da música em objetos de aprendizagem, 2010. Disponível em <http://www.nuted.ufrgs.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/Artigos/Importancia.pdf> Acesso em 23/04/2021.

SANTORO, Tiane; GOMES, Rodrigo. Brincando de música dentro e fora da sala de aula: o potencial pedagógico das cantigas, jogos e brincadeiras musicais. Literartes, n.10, 2019, 16 p. Disponível em <https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/158529> Acesso em: 23/04/2021.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Delborgo Abra Olivato, M. J. (2021). A MÚSICA COMO JOGO DA ARTE NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA. SCIAS - Arte Educação, 10(2), 30–50. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/6002