SABERES DISCIPLINARES PARA O ENSINO DE MÚSICA DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

Saberes docentes. Ensino de música na escola. Formação de professores da educação básica.

Resumo

O artigo discute aspectos dos saberes disciplinares relacionados ao ensino de música nos anos iniciais de escolaridade, segundo categorização de Tardif, mobilizados por professores participantes em uma atividade formativa centrada no desenvolvimento de saberes docentes e embasada no uso de tecnologias digitais. O material empírico do estudo foi constituído mediante a aplicação de questionários e realização de entrevistas com oito professoras dos anos iniciais de escolaridade, participantes da atividade formativa, bem como da produção de notas de campo durante as sessões. A atividade formativa foi organizada em cinco encontros presenciais, de quatro horas cada, acrescida de dez horas para realização de atividades à distância, totalizando trinta horas. A análise evidenciou que a atividade formativa oportunizou as professoras desenvolver diferentes aspectos dos saberes disciplinares relativos à história da música e da arte, à teoria musical, à história da educação musical, à prática instrumental, à música infantil e ao ensino de música mediado pelas tecnologias.

Biografia do Autor

Ms. Adilson de Souza Borges, Unoesc: Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pesquisador da área da Educação, com ênfase em formação de professores. Formação Inicial em Licenciatura em Música e Licenciatura em Pedagogia. Mestre em Educação e Doutorando em Educação.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

de Souza Borges, M. A., & Richit, D. A. . (2021). SABERES DISCIPLINARES PARA O ENSINO DE MÚSICA DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. SCIAS - Arte Educação, 10(2), 5–29. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/6042