DIÁRIOS DE BORDO

UM CAMINHAR ENTRE A ARTE E A EDUCAÇÃO E SEU PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Esp. Daniele Moraes da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Ms. Sandra Vieira

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v12i2.7224

Palavras-chave:

Diários de bordo; Arte; Educação.Remover Diários de bordo; Arte; Educação.

Resumo

Este artigo se refere a um mapa estético e pedagógico no qual encontrei uma escrita que aborda questões relacionadas à arte, à educação e a processos de ensino aprendizagem. Estes pontos são expostos e/ou apontados através de diários de bordo, os quais carregam todas as passadas e todos os trajetos percorridos ao longo deste processo. Nestes diários está contido todo o processo de criação que ocorreu na minha trajetória de artista-pesquisadora. A arte é onde trago à tona minhas angústias, dúvidas, encontros e desencontros, tanto questões de vida/mundo quanto na/da educação. A escrita está preenchida de vivências, sentimentos, experiências, arte e gera possibilidades de uma produção de subjetividades, não apenas dentro, mas principalmente, fora e além das paredes da sala de aula, escola e além mundo.

Referências

AQUINO, J.; CORAZZA, S. M. Abecedário: Educação da Diferença. Campinas: Papirus, 2009.

ARNHEIM, R. Intuição e intelecto na arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARROS, R. D. B.; PASSOS, E. A Cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: Eduardo PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (Org.). Pistas do método de cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 1a ed. Porto Alegre: Sulina, 2009.

CORAZZA, S. M. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CORAZZA, S. M. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS – Doisa, 2013.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol 1. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

FERREIRA, G.; COTRIM, C. [Orgs]. Escritos de Artistas: anos 60/70. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

ROLNIK, S. Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada. 2ª ed. 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Moraes da Silva, E. D., & Vieira, M. S. (2022). DIÁRIOS DE BORDO: UM CAMINHAR ENTRE A ARTE E A EDUCAÇÃO E SEU PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. SCIAS - Arte Educação, 12(2). https://doi.org/10.36704/sciasart.v12i2.7224