MARIA FUX

UM ESTADO DA ARTE EM CINCO CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7280

Palavras-chave:

Ensino da Dança, Dançaterapia, Maria Fux, Dança/Educação, Estado da Arte

Resumo

Este estudo dançante/educativo tem como objetivo compreender, em cinco contextos de produção do conhecimento, como vem sendo tratados os pressupostos da artista-docente argentina Maria Fux em território brasileiro. Desse modo, organizamos o referido texto em duas sequências de movimentos expressivos intitulados como: (1) Perspectivas acerca da biografia de Maria Fux e (2) Maria Fux e suas práticas em solo brasileiro. Metodologicamente falando, esse estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa em educação e utilizou pesquisa exploratória tipo estado da arte para assimilar o referido fenômeno. Com a efetivação deste estudo, percebemos que existem poucos trabalhos acadêmicos referentes à Fux e seus pressupostos, destes localizados, uma grande quantidade, encontram-se restritos à Dançaterapia. 

Biografia do Autor

Me. Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Barbozza, A. (2023). MARIA FUX: UM ESTADO DA ARTE EM CINCO CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO . SCIAS - Arte Educação, 13(1), 5–27. https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7280