A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA ABORDAGEM DIALÓGICA TRIANGULAR

Autores

  • Dr. Luciano de Abreu Tavares Faculdade Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7310

Palavras-chave:

Abordagem Triangular. Ensino de design. Experiência estética

Resumo

Ao contrário do que muitos imaginam, os três eixos da Abordagem Triangular, apesar de terem relações entre si, não estão condicionados, por exemplo, às posições de vértices ou arestas de um triângulo. Neste artigo, demostraremos como a Abordagem Triangular foi utilizada no processo de criação e produção dos projetos de pesquisa num curso superior de Design Gráfico, destacando a importância do Contexto, como elemento central que proporcionou os alunos a terem suas próprias experiências estéticas.

Referências

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A Imagem no Ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

BIERUT, Michael; HELFAND, Jessica; HELLER, Steven; POYNOR, Rick. Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume Editora, 2008.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

MALDONADO, Tomás. Cultura, Sociedade e Técnica. São Paulo: Blucher, 2012.

VASSÃO, Caio Adorno. Metadesign: ferramentas, estratégias e ética para a complexidade. São Paulo: Blucher, 2010.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Tavares, L. (2023). A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA ABORDAGEM DIALÓGICA TRIANGULAR. SCIAS - Arte Educação, 13(1), 42–55. https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7310