A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA ABORDAGEM DIALÓGICA TRIANGULAR
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7310Palavras-chave:
Abordagem Triangular. Ensino de design. Experiência estéticaResumo
Ao contrário do que muitos imaginam, os três eixos da Abordagem Triangular, apesar de terem relações entre si, não estão condicionados, por exemplo, às posições de vértices ou arestas de um triângulo. Neste artigo, demostraremos como a Abordagem Triangular foi utilizada no processo de criação e produção dos projetos de pesquisa num curso superior de Design Gráfico, destacando a importância do Contexto, como elemento central que proporcionou os alunos a terem suas próprias experiências estéticas.
Referências
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A Imagem no Ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2017.
BIERUT, Michael; HELFAND, Jessica; HELLER, Steven; POYNOR, Rick. Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BONSIEPE, Gui. Design, cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume Editora, 2008.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
MALDONADO, Tomás. Cultura, Sociedade e Técnica. São Paulo: Blucher, 2012.
VASSÃO, Caio Adorno. Metadesign: ferramentas, estratégias e ética para a complexidade. São Paulo: Blucher, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.