VISITANDO MUSEUS E GALERIAS

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE MONUMENTO E PATRIMÔNIO SOB O OLHAR DA MUSEOLOGIA E DA SEMIÓTICA

Autores

  • Me. Agostinho Vieira Neto Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7671

Palavras-chave:

museu; monumento; patrimônio

Resumo

UMA PEQUENA INTRODUÇÃO:

No meu trabalho final de Mestrado (Dissertação), apresentado em 1996, fiz, numa última abordagem, algumas considerações pertinentes a Patrimônio e Monumento, tendo em vista a abordagem daquele trabalho: a cidade de Vila Rica/Ouro Preto, um Monumento e Patrimônio Histórico.

A própria dualidade nos nomes da cidade, Vila Rica/Ouro Preto, já indiciava a necessidade de se estabelecer bases para a noção de Monumento e Patrimônio, vistos, agora, em suas diferenças, aproximações e, ainda, sob um enfoque semiótico.

Para as bases bibliográficas deste artigo, agenciei Jacques Le Goff, em sua obra “História e Memória”, especificamente no capítulo Documento/Monumento, bem como Lúcia Santaella, que faz uma releitura de Charles Sanders Spencer, na obra “Semiótica Aplicada”.

Tais obras de apoio teórico apresentam pontos convergentes que diálogam com a questão Monumento/Documento/Patrimônio e os signos (objeto da semiótica), ampliando o objetivo principal do presente artigo : sugerir ao leitor mais um ângulo na visão do complexo museológico e cultural que se constrói não só nesta cidade, como também em muitas outras do nosso País e do mundo.

Biografia do Autor

Me. Agostinho Vieira Neto, Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, literatura e educação.

Referências

JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In Enciclopédia Einaldi :

História e memória. Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 1984. V.1

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira Thomsom

Learning, 2002.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Vieira Neto, A. (2023). VISITANDO MUSEUS E GALERIAS: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE MONUMENTO E PATRIMÔNIO SOB O OLHAR DA MUSEOLOGIA E DA SEMIÓTICA. SCIAS - Arte Educação, 13(1), 111–117. https://doi.org/10.36704/sciasart.v13i1.7671