TRANSVERSALIDADE

Ensino da arte, novas tecnologias e fotografia em foco

Autores

  • stefania oliveira Newton Paiva
  • Dra. Sandra Lilian Silveira Grohe

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciasart.v14i1.8684

Palavras-chave:

Transversalidade. Ensino de Arte. Abordagem Triangular. Fotografia.

Resumo

O artigo discorre sobre a reflexão na investigação do ensino de arte educação por intermédio da fotografia usando como suporte o celular no Ensino Médio. Tem como objetivo a analisar e discutir elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante através do uso de imagem agregadas aos assuntos transversais no processo de aprendizado a sua significância e potencialidade. Essa experimentação foi estrutura na Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Analisou-se que manifestação dos educandos pelos assuntos transversais e a prática na construção das imagens com suporte das novas tecnologias, provocou diferenciados conceitos e atitudes em relação ao ensino de arte. Observou-se ampliação do repertório artístico-cultural por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas de Candido Portinari. Conclui-se que a ação pedagógica de produção de imagens aliado flexibilização promovida com a interculturalidade reaviva a memória conectando os estudantes as suas histórias de vida e de empoderamento.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo:

Perspectiva, 2014.

BARBOSA, Ana Mae. Arte educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, F. Pereira da. (org.). Abordagem triangular no ensino das artes e

culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte /

Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BONDÍA, Jorge Lorrosa.Pedagogia profana: Autêntica,1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed.

Petrópolis: Vozes, 2001.

PIMENTEL, A. (2004). Jogo e desenvolvimento profissional: análise de uma proposta de formação continuada de professores. São Paulo, Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da USP.

PIMENTEL, Lúcia Golveia in: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte.

Org. São Paulo, 6ª ed. Cortêz, 2011.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo:

Libertad, 1994 (Cadernos Pedagógicos do Libertad,2).

ZABALLA, Vidiella Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1998

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

oliveira, stefania, & Lilian Silveira Grohe, S. (2024). TRANSVERSALIDADE: Ensino da arte, novas tecnologias e fotografia em foco. SCIAS - Arte Educação, 14(1), 69–80. https://doi.org/10.36704/sciasart.v14i1.8684