TRANSVERSALIDADE
Ensino da arte, novas tecnologias e fotografia em foco
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciasart.v14i1.8684Palavras-chave:
Transversalidade. Ensino de Arte. Abordagem Triangular. Fotografia.Resumo
O artigo discorre sobre a reflexão na investigação do ensino de arte educação por intermédio da fotografia usando como suporte o celular no Ensino Médio. Tem como objetivo a analisar e discutir elaboração de conceitos na construção de saberes pelo estudante através do uso de imagem agregadas aos assuntos transversais no processo de aprendizado a sua significância e potencialidade. Essa experimentação foi estrutura na Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Analisou-se que manifestação dos educandos pelos assuntos transversais e a prática na construção das imagens com suporte das novas tecnologias, provocou diferenciados conceitos e atitudes em relação ao ensino de arte. Observou-se ampliação do repertório artístico-cultural por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas de Candido Portinari. Conclui-se que a ação pedagógica de produção de imagens aliado flexibilização promovida com a interculturalidade reaviva a memória conectando os estudantes as suas histórias de vida e de empoderamento.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo:
Perspectiva, 2014.
BARBOSA, Ana Mae. Arte educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, F. Pereira da. (org.). Abordagem triangular no ensino das artes e
culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte /
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BONDÍA, Jorge Lorrosa.Pedagogia profana: Autêntica,1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed.
Petrópolis: Vozes, 2001.
PIMENTEL, A. (2004). Jogo e desenvolvimento profissional: análise de uma proposta de formação continuada de professores. São Paulo, Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da USP.
PIMENTEL, Lúcia Golveia in: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte.
Org. São Paulo, 6ª ed. Cortêz, 2011.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo:
Libertad, 1994 (Cadernos Pedagógicos do Libertad,2).
ZABALLA, Vidiella Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1998
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.