Da tolerância à intolerância: os caminhos percorridos pela religião e os reflexos no Brasil

Autores

  • André Luiz Porto Mourão
  • Renata Anatolio Loureiro

Resumo

O presente artigo, fruto do trabalho final concernente ao XVII Grupo de Formação em Direitos Humanos promovido pela Secretaria de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, tem por escopo refletir sobre algumas das razões pelas quais a sociedade pós-moderna passou da tolerância à intolerância, com traços individualistas, narcisistas, egocentristas e até mesmo com um viés agressivo. O recorte do trabalho será o reflexo desse contexto no campo religioso, explorando alguns apontamentos do assunto sob a ótica internacional dos Direitos Humanos, individualizando essa perspectiva no Estado Democrático de Direito Brasileiro, em que se analisará o comportamento do cidadão, a laicidade do Estado e o posicionamento do Poder Judiciário.

Biografia do Autor

Renata Anatolio Loureiro

Advogada, Mestre em direito pela UFMG, com especialização em Direito Público pela PUC Minas e graduação em Direito na Faculdade de Direito Milton Campos. Professora Credenciada de Direito Constitucional e Direito Administrativo da Polícia Militar de Minas Gerais. É servidora pública efetiva, ocupando o cargo de gestor governamental na Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais/ Ouvidoria de Polícia.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Mourão, A. L. P., & Loureiro, R. A. (2018). Da tolerância à intolerância: os caminhos percorridos pela religião e os reflexos no Brasil. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 1(1), 166–180. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/2531