EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA CDH DA FUNDAÇÃO DE SAÚDE SAPUCAIA DO SUL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Ana Paula Souza Centro Universitário Metodista - IPA. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - FHGV.
  • Gilberto Starck Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - FHGV. https://orcid.org/0000-0003-4063-190X

Resumo

O presente artigo visa discutir e analisar a experiência da educação não formal em direitos humanos proporcionada pela atuação da Comissão de Direitos Humanos da Fundação de Saúde Sapucaia do Sul no Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e está dividida em três partes. Primeiramente, se discutirá a importância da educação em direitos humanos haja vista a contextualização do tema no Brasil. Em seguida, como ocorrem as ações da CDH e porque se encaixam na modalidade de educação não formal em direitos humanos. Por fim, será abordada a proposta pedagógica da Comissão de Direitos Humanos e alguns resultados alcançados nas ações promovidas, as quais visam a sensibilização para o tema.

Palavras-chaves: Direitos Humanos. Educação. Comissão de Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Ana Paula Souza, Centro Universitário Metodista - IPA. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - FHGV.

Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Cursando especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Metodista - IPA. Pedagoga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Responsável pela área de Desenvolvimento de Pessoas da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. E-mail: ana.souza@fhgv.com.br. ORCID disponível em: <https://orcid.org/0000-0001-5094-1982>.

Gilberto Starck, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - FHGV.

Membro da Comissão de Direitos Humanos da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas - FHGV. Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Cursando licenciatura em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas/RS - UFPEL. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Rittter dos Reis – UNIRITTER. E-mail: starckadvogado@gmail.com. Currículo Lattes disponível em: <http://lattes.cnpq.br/7479746882212500>.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Souza, A. P., & Starck, G. (2019). EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA CDH DA FUNDAÇÃO DE SAÚDE SAPUCAIA DO SUL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(2), 39–62. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4214