AS PERSPECTIVAS DE PETER MAYO SOBRE GRAMSCI E FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE ADULTOS: INTERFACES ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E A NECESSIDADE DO PSICOPEDAGOGO PARA INTERVIR NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NA LEITURA E NA ESCRITA

Autores

  • Galbênia Ferreira Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Analise de Jesus da Silva UFMG

Resumo

Este artigo, em sua primeira parte, apresenta uma reflexão acerca das interfaces entre o direito dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos - EJA à alfabetização e o paradoxo de nessa modalidade não haver o trabalho Psicopedagógico para intervir nas dificuldades de aprendizagem dos educandos na leitura e escrita. A falta da atuação do Psicopedagogo na EJA para orientar o professor alfabetizador, assim como para realizar a avaliação e intervenção pedagógica dos educandos me impulsionaram à militância pelo tema, para elucidar através de pesquisas, estudos e reflexões sobre as melhorias que os educadores e educandos teriam no processo de ensino e aprendizagem mediante a atuação psicopedagógica na modalidade. Logo, serão apresentadas as perspectivas de Peter Mayo sobre o trabalho de Gramsci e Freire acerca da Educação de Adultos e as possibilidades de uma ação transformadora. A conclusão desse estudo bibliográfico, dar-se-á mediante a comparações entre os fundamentos de Gramsci e Freire sobre a educação de adultos, tecendo diálogos com as interfaces entre o Direito do sujeito da EJA à educação, as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos educandos no processo de aquisição da leitura e da escrita e a necessidade que há do trabalho psicopedagógico para intervir nas dificuldades de aprendizagem desses educandos.

Biografia do Autor

Galbênia Ferreira Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Graduada em Geografia e Pedagogia, especialista e Planejamento e Licenciamento Ambienta, especialista em Psicopedagogia, Mestre em Educação e Docência. Professora de Educação Bàsica - PEB -1, da Rede Pública Municipal de Frutal - MG desde 2001, atuou como Professor do Ensino Superior PES nos cursos de Geografia e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira na UEMG campus Frutal, atuou como Técnico Administrativo atuando na Biblioteca e no administrativo e pedagógico na secretaria de Pós Graduação da Faculdade de Política Públicas FaPP/CBH/UEMG. Atuou como Professora substituta no curso de Adm de Empresas na FAF Faculdade Frutal.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Borges, G. F., & Silva, A. de J. da. (2019). AS PERSPECTIVAS DE PETER MAYO SOBRE GRAMSCI E FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE ADULTOS: INTERFACES ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E A NECESSIDADE DO PSICOPEDAGOGO PARA INTERVIR NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA NA LEITURA E NA ESCRITA. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 2(2), 63–83. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4215