“Quem ainda se choca ao ver dois homens se beijando?”: os direitos sexuais na Revista Junior (2007-2015)

Autores

  • Filipe Gabriel Ribeiro França Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Resumo

Este artigo problematiza as discussões acerca dos direitos sexuais para as pessoas LGBTQI+ que foram publicadas pela revista Junior (2007-2015) durante o seu período de circulação no Brasil. Para tanto, a revista foi explorada enquanto um documento em que foram analisadas as 66 edições publicadas tendo como foco de investigação as matérias que diziam dos direitos sexuais tais como a livre expressão da sexualidade, o casamento civil igualitário e o direito à adoção de filhos/as. A partir de tal pesquisa foi possível visualizar as lutas e conquistas de direitos vivenciadas pelos sujeitos LGBTQI+ no país, sobretudo, a partir dos anos 2000 e a potencialidade do caráter educativo da Junior que publicava, divulgava e levava aos seus leitores informações importantes que diziam das suas existências e das suas constituições enquanto sujeitos.

Biografia do Autor

Filipe Gabriel Ribeiro França, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM); Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor de Educação Física nas redes estadual de ensino de Minas Gerais e municipal de Juiz de Fora - MG.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

França, F. G. R. (2020). “Quem ainda se choca ao ver dois homens se beijando?”: os direitos sexuais na Revista Junior (2007-2015). SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 3(1), 162–180. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4763