A educação em Direitos Humanos como instrumento para a realização do princípio constitucional da solidariedade

Autores

  • Luiza Nogueira Souza Universidade Federal do Rio Grande
  • Phillipe Cupertino Salloum e Silva Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7265

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Solidariedade, Direito social à educação

Resumo

O objetivo deste trabalho científico é refletir sobre o papel da cidadania ativa como ferramenta para a solidariedade mútua, e que uma sociedade solidária é a que reconhece os valores referidos pela Constituição Federal, o que pode ser construído por meio da Educação em Direitos Humanos. O texto está dividido em dois capítulos: o primeiro aborda o surgimento, os significados e os objetivos da Educação em Direitos Humanos; e o segundo discute a Educação em Direitos Humanos como uma forma de realizar a solidariedade, analisando o conteúdo do Princípio da Solidariedade previsto na Constituição. Conclui-se que a construção de uma sociedade solidária está diretamente relacionada ao direito à educação, na medida que é fundamental que seja inserido, de forma massificada, uma abordagem pautada nos Direitos Humanos em todos os níveis e áreas de formação. Tratando-se de uma estratégia para pressionar o Estado a priorizar a implementação de políticas públicas referentes aos direitos sociais.

Biografia do Autor

Luiza Nogueira Souza , Universidade Federal do Rio Grande

O objetivo deste trabalho científico é refletir o papel da cidadania ativa como ferramenta para a solidariedade mútua, e que uma sociedade solidária é a que reconhece os valores referidos pela Constituição Federal, o que pode ser construído por meio da Educação em Direitos Humanos. O texto está dividido em dois capítulos: o primeiro aborda o surgimento, os significados e os objetivos da Educação em Direitos Humanos; e o segundo discute a Educação em Direitos Humanos como uma forma de realizar a solidariedade, analisando o conteúdo do Princípio da Solidariedade previsto na Constituição. Conclui-se que a construção de uma sociedade solidária está diretamente relacionada ao direito à educação, na medida que é fundamental que seja inserido, de forma massificada, uma abordagem pautada nos Direitos Humanos em todos os níveis e áreas de formação. Tratando-se de uma estratégia para pressionar o Estado a priorizar a implementação de políticas públicas referentes aos direitos sociais.

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Publicado

2023-07-20

Como Citar

Nogueira Souza , L., & Salloum e Silva, P. C. (2023). A educação em Direitos Humanos como instrumento para a realização do princípio constitucional da solidariedade. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(1), 6–24. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i1.7265