A educação em Direitos Humanos e os oficiais judiciários
Comissários da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7785Palavras-chave:
Educação em direitos humanos, Comissários da infância e da juventude, Formação continuada, Direitos humanos das crianças e dos adolescentes, Escola Judicial Desembargador Edésio FernandesResumo
Este artigo propõe verificar as perspectivas dialógicas entre a Educação em Direitos Humanos e a formação continuada da especialidade profissional dos Oficiais Judiciários - Comissários da Infância e da Juventude, na dimensão da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes. Vincula-se à linha de pesquisa e eixo de atuação da educação dos profissionais dos sistemas de justiça e segurança, previsto no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada na teoria e método da educação popular, progressista e libertadora de Paulo Freire e na concepção histórica, democrática e positivista dos direitos humanos de Norberto Bobbio. Conclui que a Educação em Direitos Humanos e os Oficiais Judiciários - Comissários da Infância e da Juventude constituem um tema cujos conteúdos compõem a mesma base material, histórica e institucional de formação dos mecanismos protetivos dos direitos humanos e de promoção da democracia e justiça social.
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