A extensão na defesa e na promoção dos Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7794

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Extensão, Direitos Humanos

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência extensionista do Campus Niterói do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro de aproximar estudantes do 9º ano ao campus, dado o baixo índice de entrada de estudantes de escolas públicas, sob a ótica da educação em e para os direitos humanos. Por meio deste relato, pretende-se demonstrar como a extensão pode contribuir para a democratização do acesso e permanência à educação, para inclusão de grupos sociais historicamente marginalizados. Em termos mais específicos, metodologicamente por intermédio da revisão narrativa da literatura, conceitua a extensão, levanta as dimensões que a impulsionam para construir e popularizar o conhecimento e, daí em diante, transformar a sociedade a partir dos seus interesses sociais e coletivos. Com base na experiência, pode-se afirmar que a extensão é um instrumento potente e eficaz na defesa e na promoção da inclusão social de populações marginalizadas historicamente.

 

Biografia do Autor

Michelle de Oliveira Abraão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Pedagoga, Extensionista e Pesquisadora. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, pelo IFRJ campus Mesquita. Pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância - PIGEAD, pela UFF. Graduada em Pedagogia pela UFJF. Atualmente é coordenadora geral de programas e projetos na Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Conselheira Acadêmica de Extensão do IFRJ (2017-2019; 2020-2022; 2023-2025); Diretora Administrativa da Rede Internacional de Extensão Universitária (RIEU). Tem experiência na área de divulgação científica, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Ensino, Pesquisa e Extensão. Atua principalmente nos seguintes temas: EPT, extensão nos institutos federais, extensão dialógica e transformadora, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, cultura, coordenação e desenvolvimento de projetos, cursos e eventos, EaD. 

Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - campus Niterói

Possui Graduação em Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2008), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), tutora presencial e tutora coordenadora da Fundação CECIERJ/ CONSÓRCIO CEDERJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática. 

Rafael Barreto Almada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e Doutor em Engenharia Química pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ, com atuação na educação profissional e tecnológica. Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ? ProfEPT. Possui também formação em Técnico em Química pelo CEFET Química, graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense, Licenciatura em Química e Especialização em Gestão Ambiental pela UCAM/RJ e Mestrado em Engenharia Química pela COPPE- Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Ao longo da sua trajetória profissional, participou de importantes iniciativas e gestões educacionais. Foi coordenador Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão - FORPROEXT/CONIF, Assessor Especial para o Desenvolvimento da Extensão Tecnológica do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretária de Educação Profissional e Tecnológica ? SETEC do Ministério da Educação - MEC. Atua como Coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais do Conselho Federal de Química ? CFQ e Conselheiro do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ? Conif. Atualmente está em sua segunda gestão de reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2018-2022; 2022-2026) e Presidente do Conselho Regional de Química da terceira região (2018-2021; 2022-2025). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: química de produtos naturais, química ambiental, controle ambiental, inovação tecnológica, tratamento efluentes domésticos e industriais e técnicas e avaliação de reúso para os diversos fins.

Referências

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF, 2012.

COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Plano Nacional de Educação em Direitos humanos. 3 ed. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018. 50 p. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. (Documento aprovado pelo Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras). Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Política-Nacional-de-Extensão-Universitária-e-book.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

FORPROEXT. XIII FORPROEXT: Contribuições para a política de extensão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. CONIF. Brasília, 2015. 7 p. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/Niter%C3%B3i/xiii_forproext_-_contribuicoes_para_a_politica_de_extensao_da_rede_federal_de_educacao_profissional_cientifica_e_tecnologica_2015.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010. 28 p.

RAMOS, Marise N. Concepção do Ensino Médio Integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008. 26 p. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 16 ago. 2023.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SETEC/MEC. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes. 2010. 44 p. (PDE). Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015042.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

de Oliveira Abraão, M., Pereira dos Santos Coelho, I. C., & Barreto Almada, R. (2023). A extensão na defesa e na promoção dos Direitos Humanos. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(2), 39–53. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7794