Educação jurídica em Direitos Humanos
Concepções teóricas e perspectivas de ensino
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7800Palavras-chave:
Ensino Jurídico; Brasil; Direitos Humanos; Perspectivas de ensino.Resumo
Objetiva-se, neste escrito, analisar a necessidade do ensino de direitos humanos nos cursos de Direito no Brasil. Tem-se como questão de pesquisa: quais os principais conteúdos e concepções de direitos humanos devem ser lecionados para contribuição de uma formação sólida e crítica aos acadêmicos do curso de Direito? Para tanto, valendo-se de uma revisão bibliográfica, aborda-se as concepções hegemônicas e contra-hegemônicas de direitos humanos. Logo, apresenta-se uma contextualização do ensino jurídico no Brasil e evidencia-se a participação do conselho de classe na construção e consolidação do ensino jurídico. Entende-se, por fim, que o ensino dos direitos humanos nos cursos jurídicos – no que se refere aos conteúdos lecionados – deve apresentar tanto a matriz hegemônica, quanto contra-hegemôncia dos direitos humanos, pois somente assim, aos acadêmicos, será transmitido um olhar crítico, humanístico e empático para o outro.
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