Um por todos, todos por um

Literatura e Direitos Humanos nos séculos XVIII e XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7908

Palavras-chave:

Literatura e Direitos Humanos, Literatura moderna, Literatura e Empatia

Resumo

O presente artigo busca discutir, a partir das formulações de Lynn Hunt, em sua obra A invenção dos Direitos Humanos: uma história (2009), como as obras de arte, em geral, e a literatura, em específico, foram fundamentais no desenvolvimento e na assimilação do conceito de igualdade ao longo dos séculos XVIII e XIX, compreendendo-o aqui enquanto elemento essencial para a efetivação e difusão dos Direitos Humanos no ocidente. Para tanto, a partir das produções de autores como Jean Jacques Rousseau, Victor Hugo, Aton Tchekhov, entre outros, analisaremos o contexto histórico-literário supracitado, marcado por importantes revoluções burguesas, ocorridas nos Estados Unidos (1776) e na França (1789), a fim de se compreender os impactos das letras na disseminação e assimilação da empatia e, por conseguinte, nas mudanças sócio-políticas da modernidade.

 

Biografia do Autor

Mateus Roque da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bolsista CAPES e Coordenador do Grupo de Estudos em História e Literatura (GEHISLIT/ PUC Minas). E-mail: mateusroques@yahoo.com

Referências

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2017.

CANDIDO, Antonio. Direito à literatura. In.: CANDIDO, Antonio. Vários escritos.Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul. 2004.

COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

DURÃO, Fábio Akcelrud. O que é crítica literária?São Paulo: Nankin Editorial, 2016.

HUGO, Victor. O último dia de um condenado. Tradução: Joana Canêdo. São Paulo: Estação Liberdade, 2018.

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos:uma história. Tradução: Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LEWIS, Bernard. The impact of the French Revolution on Turkey. Journal of World History.1953.

LLOSA. Maria Vargas. A tentação do impossível: Victor Hugo e Os miseráveis. Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SUTHERLAND, John. Uma breve história da literatura.Tradução: Rodrigo Breunig. Porto Alegre: L&PM, 2019.

TCHEKHOV, Anton. Vanka. In.: TCHEKHOV, Anton. A dama do cachorrinho e outras histórias.Tradução de Maria Soares. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009, p. 41 – 46.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Roque da Silva, M. (2023). Um por todos, todos por um: Literatura e Direitos Humanos nos séculos XVIII e XIX. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(2), 244–261. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7908