15 anos do Programa de Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil

defesa de direitos e protagonismo dos agentes da educação

Autores

  • Monica Abranches UFMG - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7957

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Extensão Universitária, Direitos Humanos, Educação

Resumo

O Programa de Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022 (PEPB) foi criado na UFMG, em 2007, com intuito de promover o protagonismo dos agentes da educação básica e defender os direitos da e à educação pública e democrática.  Através de estratégias de comunicação pública da ciência na área da educação, atuou com 10 projetos vinculados divulgando conteúdos técnicos e políticos através de rádio, jornal, seminários, livros e revistas. Criou uma rede de colaboradores de diversos territórios do país e organizou uma extensa produção audiovisual para ser disponibilizada, gratuitamente, aos agentes da educação atuantes do ensino infantil ao superior. A experiência envolveu equipes acadêmicas, que sustentaram as pesquisas históricas e as ações de extensão universitária e agentes da educação formal e informal, oriundos das escolas de educação básica, organizações não governamentais, sindicatos e fóruns em defesa da educação no Brasil. Esse artigo apresenta e reflete sobre os 15 anos de existência do PEPB defendendo os direitos da e à educação no Brasil.

 

Referências

ALBUQUERQUE, Marina; VIOLA, Solon. Fundamentos para Educação em Direitos Humanos. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2011.

BRASIL. MEC/SESU FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasilia, 2012.

BRASIL, MEC/SESU FORPROEX. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da comissão permanente de avaliação da extensão/Organização: Maria das Dores Pimentel Nogueira, textos: Sonia Regina Mendes dos Santos {et.al}. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE, PROEX/UFMG, 2013

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 7ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MAYORGA, Cláudia (org). Universidade Cindida – Universidade em Conexão: ensaios sobre democratização da universidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

MENDES, Luciano; BAHIENSE, Priscila; RIBAS, Sandra Regina; VAGO, Tarcísio Mauro. Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022: ensino, pesquisa e extensão. Revista Extensio. Janeiro/Junho, Volume 12, no. 19. Florianópolis: UFSC, 2015.

MINAYO, Maria Cecília; DESLANDES, Suely. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 25ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Políticas de Extensão Universitária Brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Cultura e Educação nas Ondas do Rádio: uma experiência de extensão universitária. Revista Extensio. Janeiro/Junho, Volume 12, no. 19. Florianópolis: UFSC, 2015.

SILVA, Ainda Maria Monteiro (org). Educação Superior: espaço de formação em direitos humanos. São Paulo; Cortez, 2013.

SÍVERES, Luiz. Processos de Aprendizagem na Extensão Universitária. Goiânia: Editora PUC Goiás, 2012.

SOUSA, Ana Luiza Lima. A História da Extensão Universitária. 2ª. Ed. São Paulo: Editora Alínea, 2010.

THIOLLENT, Michel et al. Metodologia e Experiências em Projetos de Extensão. Niterói: EDUFF, 2000

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Abranches, M. (2023). 15 anos do Programa de Pesquisa e Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil: defesa de direitos e protagonismo dos agentes da educação . SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(2), 139–161. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7957