Educação popular para o fortalecimento da defesa de Direitos Humanos dos(as) moradores(as) de Piquiá de Baixo/MA
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7969Palavras-chave:
Educação Popular, Direitos Humanos, Piquiá de BaixoResumo
O artigo surgiu a partir de um projeto já concluído, desenvolvido através da perspectiva da formação dos discentes de pedagogia da UEMASUL de Açailândia – MA, com base no quadrúplice ensino, pesquisa, extensão e permanência, com foco na relação entres os discentes e suas realidades, enfrentando as situações-problemas-desafios e colaborando para a construção e reconstrução da realidade social da comunidade do Piquiá de Baixo (MA), visando o sentido de fortalecer a comunidade e colaborar na melhoria de qualidade de vida e defesa dos direitos humanos. O objetivo geral é promover uma formação docente com base na Educação Popular e Direitos Humanos, de modo que, esteja relacionado à realidade do Território de Piquiá de Baixo. A metodologia é pesquisa-ação e pesquisa qualitativa, partindo dos instrumentos para geração de dados: diário de campo, plano de atividades, relatório de campo, fotografias, observação, vídeos, gravações, entrevistas diretivas e não diretivas. Tendo como categorias de pesquisa a Educação Popular, Direitos Humanos e Práticas Educativas. Diante disso, as atividades em Educação Popular e Direitos Humanos, trouxe para a comunidade uma maior visibilidade, promovendo um compromisso social, ético e político, da Universidade para com a Comunidade Externa, contribuindo para o fortalecimento da luta pela defesa do meio ambiente e na garantia e defesa de Direitos.
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