Educação popular para o fortalecimento da defesa de Direitos Humanos dos(as) moradores(as) de Piquiá de Baixo/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7969

Palavras-chave:

Educação Popular, Direitos Humanos, Piquiá de Baixo

Resumo

O artigo surgiu a partir de um projeto já concluído, desenvolvido através da perspectiva da formação dos discentes de pedagogia da UEMASUL de Açailândia – MA, com base no quadrúplice ensino, pesquisa, extensão e permanência, com foco na relação entres os discentes e suas realidades, enfrentando as situações-problemas-desafios e colaborando para a construção e reconstrução da realidade social da comunidade do Piquiá de Baixo (MA), visando o sentido de fortalecer a comunidade e colaborar na melhoria de qualidade de vida e defesa dos direitos humanos. O objetivo geral é promover uma formação docente com base na Educação Popular e Direitos Humanos, de modo que, esteja relacionado à realidade do Território de Piquiá de Baixo. A metodologia é pesquisa-ação e pesquisa qualitativa, partindo dos instrumentos para geração de dados: diário de campo, plano de atividades, relatório de campo, fotografias, observação, vídeos, gravações, entrevistas diretivas e não diretivas. Tendo como categorias de pesquisa a Educação Popular, Direitos Humanos e Práticas Educativas. Diante disso, as atividades em Educação Popular e Direitos Humanos, trouxe para a comunidade uma maior visibilidade, promovendo um compromisso social, ético e político, da Universidade para com a Comunidade Externa, contribuindo para o fortalecimento da luta pela defesa do meio ambiente e na garantia e defesa de Direitos.

Biografia do Autor

Marcos Moreira Lira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduado em Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Educador Popular do Campo. Professor seletivado no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus de Açailândia/MA. Professor substituto do Curso de Lincenciatura em Educação do Campo - Artes (Artes Visuais, Artes Cênicas e Música) na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantinopólis/TO. Militante de Movimentos Sociais que lutam por Terra. 

Silvia Sousa Silva Albuquerque, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestra em Desenvolvimento Regional com Ênfase em Educação (UNIALFA). Especialista em Docência do Ensino Superior, em Educaçãodo Campo e em Tutoria (UEMA). Graduado em Pedagogia (FEST). Diretora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Região Tocantina UEMASUL, Diretora do curso de Pedagogia da FAVALE e professora do curso de pedagogia da Faculadade de Educação Santa Terezinha ( FEST).

Fausto Ricardo Silva Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestre em Formação Docente em Práticas Educativas (UFMA). Especialista em Docência do Ensino Superior e em Educação Digital (FACIMP). Graduado em Pedagogia (UFMA) e em Ciências Humanas/Sociologia (FACIMP). Professor efetivo da rede pública municipal de Açailândia e professor seletivado na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus de Açailândia. Militante do Centro de Cultura Negra Negro Cosme, de Imperatriz.

Júlio César Vieira da Cruz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Referências

ARROYO, M. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2014.

ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes. 2004.

BARROSO, Betânia O. A constituição do sujeito de aprendizagem: uma perspectiva da aprendizagem situada na alfabetização de jovens e adultos no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá - CEDEP – DF. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em:

<https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18638/1/2015_Bet%c3%a2niaOli veiraBarroso.pdf> Acesso em 9 de novembro de 2019.

BOBBIO, N. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 7ª reimpressão. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos/Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria de Direitos humanos, ministérios da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. V.13 n.37 jan/abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100005

FIDH; JNT. PIQUIÁ FOI A LUTA: Um Balanço do cumprimento das recomendações para abordar as violações aos direitos humanos relacionados à indústria da mineração e da siderurgia em Açailândia, Brasil. Revista FIDH. ISSN 2227-2119. 2019.

LANFRANCHI, V. A. P. ESTRATÉGIAS DA LUTA POR DIREITOS: A EXPERIÊNCIA DE PIQUIÁ DE BAIXO – MARANHÃO. Revista FIDH, JnT, Sage e ACMP. Açailândia, MA. 2020.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro,Paz e Terra, 1992, 245 p.

HERMES, Simoni Timm. Metodologia do ensino de ciências naturais [recurso eletrônico] / Simoni Timm Hermes. – 1. Ed. – Santa Maria, RS: UFMS, NTE, 2019. 1 e-book.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

TAVARES, C. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: Educação em Direitos humanos: fundamentos teórico-metodológico. Brasília: Secretaria Especial dos direitos humanos, 2010.

THIOLLENT, Michel. Metodologia de Pesquisa-ação. São Paulo: Saraiva. 2009.

Vygotsky, L. S. A formação social da mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VYGOTSKY. L. S. Incluye problemas deldesarrollo de la psique. Obras Escolhidas. Tomo III. Madrid: Visor, 1995.

VYGOTSKY. L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Moreira Lira, M., Sousa Silva Albuquerque, S., Ricardo Silva Sousa, F., & César Vieira da Cruz, J. (2023). Educação popular para o fortalecimento da defesa de Direitos Humanos dos(as) moradores(as) de Piquiá de Baixo/MA. SCIAS. Direitos Humanos E Educação, 6(2), 74–97. https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7969