O despertar da consciência cidadã planetária a partir da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.36704/sdhe.v6i2.7979Palavras-chave:
Educação Ambiental, Participação, SolidariedadeResumo
A investigação volta-se ao debate da educação ambiental como um espaço privilegiado para a difusão da perspectiva do meio ambiente como uma dimensão unitária, em contraposição à ideia socialmente normalizada da existência de uma fissura entre o elemento humano e o natural. Tem-se como questão norteadora, a carência de autoidentificação do homem como um dos elementos próprios e constituintes da natureza. Esse fato desencadearia o sentimento de não pertencimento do ser humano ao meio ambiente, obstaculizando o surgimento de uma cultura de solidariedade participativa, pensada também como dever ético de autocuidado. Metodologicamente, o trabalho se trata de um ensaio teórico, de caráter qualitativo, produzido a partir de referencial bibliográfico. Desse modo, apresentada como espaço multidisciplinar qualificado para a conscientização do pensamento de indissociabilidade do homem em relação à natureza, constata-se servir a educação ambiental como um instrumento apto a ressaltar a imprescindibilidade do tratamento imbricado da questão ambiental com os direitos humanos sob a pauta ética da solidariedade.
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