O conhecimento para o mundo exponencial: As metodologias ativas na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4345Palavras-chave:
Tecnologia, Inovação, Metodologia ativa, Ensino Híbrido.Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar diferentes metodologias ativas no contexto do ensino híbrido, em que são utilizadas tecnologias de informação e comunicação em sala de aula na interação do professor e aluno no mundo exponencial. Sabe-se que o conhecimento que os mesmos possuem acerca dessas tecnologias e o impacto no processo de ensino e aprendizagem são consideráveis e significantes. Foi realizado um estudo de cunho bibliográfico sobre ensino híbrido e aplicação de metodologias ativas em sala de aula, bem como de diferentes recursos tecnológicos que contribuem para o aprendizado. As gerações Z e alpha tem em seu cotidiano cada vez mais presente equipamentos tecnológicos em sala de aula, tais como: smartphone e notebook, e seu uso exploratório e seu uso é uma possibilidade de mantê-los motivados quanto à utilização dessas ferramentas em sala de aula. É importante o investimento das escolas para manter esses alunos e professores conectados. Através de fundamentação teórica, foi possível demonstrar que o ensino híbrido e metodologias ativas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos são envolvidos diretamente nos estudos e são instrumentalizados para administrar melhor seu tempo de estudo.
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