O conhecimento para o mundo exponencial: As metodologias ativas na prática pedagógica

Autores

  • Janaina Boniatti Bolson Faculdade Murialdo - FAMUR
  • Kelly Rodrigues Faculdade Murialdo - FAMUR
  • Marina Revello de Lima Faculdade Murialdo - FAMUR

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4345

Palavras-chave:

Tecnologia, Inovação, Metodologia ativa, Ensino Híbrido.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar diferentes metodologias ativas no contexto do ensino híbrido, em que são utilizadas tecnologias de informação e comunicação em sala de aula na interação do professor e aluno no mundo exponencial. Sabe-se que o conhecimento que os mesmos possuem acerca dessas tecnologias e o impacto no processo de ensino e aprendizagem são consideráveis e significantes. Foi realizado um estudo de cunho bibliográfico sobre ensino híbrido e aplicação de metodologias ativas em sala de aula, bem como de diferentes recursos tecnológicos que contribuem para o aprendizado. As gerações Z e alpha tem em seu cotidiano cada vez mais presente equipamentos tecnológicos em sala de aula, tais como: smartphone e notebook, e seu uso exploratório e seu uso é uma possibilidade de mantê-los motivados quanto à utilização dessas ferramentas em sala de aula. É importante o investimento das escolas para manter esses alunos e professores conectados. Através de fundamentação teórica, foi possível demonstrar que o ensino híbrido e metodologias ativas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos são envolvidos diretamente nos estudos e são instrumentalizados para administrar melhor seu tempo de estudo.

Biografia do Autor

Janaina Boniatti Bolson, Faculdade Murialdo - FAMUR

Doutora em Educação - UNISINOS- Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo - FAMUR.

Kelly Rodrigues, Faculdade Murialdo - FAMUR

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo - FAMUR.

Marina Revello de Lima, Faculdade Murialdo - FAMUR

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo - FAMUR.

Referências

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

Bolson, J. B., Rodrigues, K., & Revello de Lima, M. (2020). O conhecimento para o mundo exponencial: As metodologias ativas na prática pedagógica. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(1), 6–22. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4345