Os piratas da imagem - A popularização do videocassete no Brasil e as preocupações com a pirataria em vídeo
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4463Palavras-chave:
História, pirataria, videocassete, imprensa brasileiraResumo
Este artigo tem a função destacar algumas das preocupações e inquietações causadas pela chegada da tecnologia de reprodução caseira de filmes disponibilizada pelos vídeos e fitas de vídeo cassetes no Brasil, com foco na viabilidade de produção de cópias ilegais de obras cinematográficas – a pirataria em vídeo. A popularização de tal tecnologia preocupava a indústria, que temia perder em vendas de vídeos, e até mesmo um esvaziamento dos cinemas. Nos baseamos, como referencial teórico, em escritos de estudiosos já consolidados como Peter Burke, Marcos Napolitano, Walter Benjamin, Fernando Novais, Renato Ortiz, entre outros. Como fontes primárias nos utilizaremos de edições diversas da revista SOMTRÊS, a primeira revista especializada em equipamentos de som e música produzida no Brasil.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BENJAMIN, Walter. La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. Editorial Itaca. México, D. F., 2003.
HEYLIN, Clinton. Bootleg: the secret history of the other recording industry. New York: St. Martin’s Press, 1994.
LADEIRA, Alexandre Gouvêa. O bom gosto pelas margens: motivações sociais no consumo de produtos piratas. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte: 2013.
MELLO, João Manuel Cardoso de, e NOVAIS, Fernando A. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. In: História da Vida Privada no Brasil (vol. 4): contrastes da intimidade contemporânea. SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2001.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2003.
RIDENTI, Marcelo. Cultura e política:os anos 1960-1970 e sua herança. In: O Brasil Republicano, vol. 4. O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves (Orgs). Rio de Janeiro: Civilização Brasil, 2013.
SANTOS, Christiano Rangel dos. Pirataria musical: entre o ilícito e o alternativo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia: Uberlândia , 2010.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Crise da ditadura militar e processo de abertura política no Brasil, 1974-1985. In: O Brasil Republicano, vol. 4. O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves (Orgs). Rio de Janeiro: Civilização Brasil, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.