Os piratas da imagem - A popularização do videocassete no Brasil e as preocupações com a pirataria em vídeo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4463

Palavras-chave:

História, pirataria, videocassete, imprensa brasileira

Resumo

Este artigo tem a função destacar algumas das preocupações e inquietações causadas pela chegada da tecnologia de reprodução caseira de filmes disponibilizada pelos vídeos e fitas de vídeo cassetes no Brasil, com foco na viabilidade de produção de cópias ilegais de obras cinematográficas – a pirataria em vídeo. A popularização de tal tecnologia preocupava a indústria, que temia perder em vendas de vídeos, e até mesmo um esvaziamento dos cinemas. Nos baseamos, como referencial teórico, em escritos de estudiosos já consolidados como Peter Burke, Marcos Napolitano, Walter Benjamin, Fernando Novais, Renato Ortiz, entre outros. Como fontes primárias nos utilizaremos de edições diversas da revista SOMTRÊS, a primeira revista especializada em equipamentos de som e música produzida no Brasil.

Biografia do Autor

Enio Everton Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Enio Everton Vieira é mestre em “Educação, Arte e História da Cultura” pelo programa interdisciplinar da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.

 

Atua como professor de História em colégios internacionais de São Paulo, desenvolvendo projetos e atividades interdisciplinares.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

Vieira, E. E. (2020). Os piratas da imagem - A popularização do videocassete no Brasil e as preocupações com a pirataria em vídeo. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(1), 56–71. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4463