Conectando pessoas por meio de interesses compartilhados: avaliação da aprendizagem com o aplicativo QuizUp

Autores

  • Verissimo Barros dos Santos Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4612

Palavras-chave:

App-learning. Jogos na educação. Avaliação da aprendizagem. QuizUp.

Resumo

Este estudo analisa as potencialidades do aplicativo QuizUp enquanto instrumento de avaliação da aprendizagem. Versa sobre um estudo descritivo e exploratório, que discute o app-learning na educação (aprendendo com aplicativos) e descreve o aplicativo QuizUp, apresentando as suas características, as suas funcionalidades e o seu principal objetivo, que é conectar pessoas por meio de interesses compartilhados. Verifica que na aplicação do quiz na sala de aula, os alunos podem interagir com usuários de todo o mundo em uma rede social, tornando-se um campo de debate sobre um determinado, fator que favorece a aprendizagem por meio da troca de informações e interação em âmbito global.

Biografia do Autor

Verissimo Barros dos Santos Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Graduado em Administração pela Universidade Anhanguera. Professor dos cursos de Administração e Logística do Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante do Maranhão - CEMP/MA. Instrutor de Formações Pedagógicas com foco na Educação 4.0 na MS Experience. Facilitador da Fundação Estudar no Maranhão e tutor presencial da Universidade Anhanguera, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Possui artigos apresentados em evento internacional sobre Tecnologias na Educação.

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertexto e Hipertextualidade, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista, Aplicativos e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670. E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Referências

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Publicado

30/07/2020

Como Citar

Santos Junior, V. B. dos, & Monteiro, J. C. da S. (2020). Conectando pessoas por meio de interesses compartilhados: avaliação da aprendizagem com o aplicativo QuizUp. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(1), 72–82. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4612