Conectando pessoas por meio de interesses compartilhados: avaliação da aprendizagem com o aplicativo QuizUp

Autores

  • Verissimo Barros dos Santos Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4612

Palavras-chave:

App-learning. Jogos na educação. Avaliação da aprendizagem. QuizUp.

Resumo

Este estudo analisa as potencialidades do aplicativo QuizUp enquanto instrumento de avaliação da aprendizagem. Versa sobre um estudo descritivo e exploratório, que discute o app-learning na educação (aprendendo com aplicativos) e descreve o aplicativo QuizUp, apresentando as suas características, as suas funcionalidades e o seu principal objetivo, que é conectar pessoas por meio de interesses compartilhados. Verifica que na aplicação do quiz na sala de aula, os alunos podem interagir com usuários de todo o mundo em uma rede social, tornando-se um campo de debate sobre um determinado, fator que favorece a aprendizagem por meio da troca de informações e interação em âmbito global.

Biografia do Autor

Verissimo Barros dos Santos Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Graduado em Administração pela Universidade Anhanguera. Professor dos cursos de Administração e Logística do Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante do Maranhão - CEMP/MA. Instrutor de Formações Pedagógicas com foco na Educação 4.0 na MS Experience. Facilitador da Fundação Estudar no Maranhão e tutor presencial da Universidade Anhanguera, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Possui artigos apresentados em evento internacional sobre Tecnologias na Educação.

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertexto e Hipertextualidade, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino e formação do Jornalista, Aplicativos e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670. E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Referências

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. O Aplicativo Kahoot na Educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: Maria João Gomes; Antonio José Osório; Antonio Luis Valente. (Org.). Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds. 15 ed. Braga - Portugal: Universidade do Minho - UMINHO, 2017, v.1 p. 1587-1602.

COUTO, E.; PORTO, C.; SANTOS, E. (Org.). App-learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2016. Gamificação: o que é e como pode transformar a aprendizagem. Disponível em: <https://www.geekie.com.br/blog/gamificacao/>. Acesso em Mar. 2020.

MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 181 p.

MONTEIRO, J. C. S et al. Sociedade da aprendizagem: da ubiquidade aos novos paradigmas do app-learning. Revista Tecnologias na Educação, v. 27, p. 1-13, 2018.

QUIZUP. The Biggest Trivia Game in the World. [S.l.: s.n.], 2020. Disponível em: <https://www.quizup.com/>. Acesso em: 09 mar. 2020.

SAVI, R; ULBRICHT, V. R. Jogos Digitais Educacionais: Benefícios e Desafios. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2018.

SILVA, J.; PINTO, A. Geração C: Conectados em novos modelos de aprendizagem. Rio de Janeiro: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

Santos Junior, V. B. dos, & Monteiro, J. C. da S. (2020). Conectando pessoas por meio de interesses compartilhados: avaliação da aprendizagem com o aplicativo QuizUp. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(1), 72–82. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4612