Jogos virtuais e softwares educacionais para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4674Palavras-chave:
Tecnologia Digital, Ensino de Matemática, Mídia Digital, Softwares Educacionais, Jogos Virtuais.Resumo
Este artigo apresenta potencialidades das mídias digitais para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, descrevemos a elaboração e resultados de um minicurso ofertado aos estudantes de Pedagogia, da Universidade do Estado de Minas Gerais, sobre possibilidades do uso de jogos virtuais e softwares que abordam conceitos aritméticos e geométricos aos alunos das primeiras séries da educação básica. Esta pesquisa demonstra que a utilização de mídias digitais nas aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, quando bem planejada, contribui para o desenvolvimento de habilidades algébricas importantes, bem como, no processo de aprendizagem de conceitos dessa ciência para as crianças. Este artigo também aborda a relevância dos estudos acerca das tecnologias educacionais digitais na formação inicial de professores, bem como suas contribuições no planejamento de metodologias de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental.
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