Jogos virtuais e softwares educacionais para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Priscila Rezende Moreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Evandro Alexandre da Silva Costa Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4674

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Ensino de Matemática, Mídia Digital, Softwares Educacionais, Jogos Virtuais.

Resumo

Este artigo apresenta potencialidades das mídias digitais para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.  Para tanto, descrevemos a elaboração e resultados de um minicurso ofertado aos estudantes de Pedagogia, da Universidade do Estado de Minas Gerais, sobre possibilidades do uso de jogos virtuais e softwares que abordam conceitos aritméticos e geométricos aos alunos das primeiras séries da educação básica. Esta pesquisa demonstra que a utilização de mídias digitais nas aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, quando bem planejada, contribui para o desenvolvimento de habilidades algébricas importantes, bem como, no processo de aprendizagem de conceitos dessa ciência para as crianças. Este artigo também aborda a relevância dos estudos acerca das tecnologias educacionais digitais na formação inicial de professores, bem como suas contribuições no planejamento de metodologias de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental.      

Biografia do Autor

Priscila Rezende Moreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Evandro Alexandre da Silva Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação Matemática. Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

30/07/2020

Como Citar

Moreira, P. R., & Costa, E. A. da S. (2020). Jogos virtuais e softwares educacionais para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(1), 134–150. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4674