O analógico e o digital na obra de Sebastião Salgado: Dispositivos e processos de edição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4835

Palavras-chave:

Sebastião Salgado. Fotografia analógica. Fotografia digital. Dispositivos. Processos de edição

Resumo

A partir das reflexões sobre o dispositivo propostas por Michael Foucault e compiladas por Gilles Deleuze, a proposta deste trabalho é iniciar uma investigação sobre os processos de edição fotográfica utilizados por Sebastião Salgado em dois momentos tecnológicos distintos de sua carreira: o uso de câmeras fotográficas digitais e analógicas, bem como a transição entre as duas tecnologias e a adaptação e criação de técnicas e fluxos de trabalho. Nesse primeiro movimento de investigação, foram analisadas as falas de Sebastião Salgado no livro autobiográfico De minha terra à Terra, lançado no Brasil em 2014, e no documentário Revelando Sebastião Salgado, de 2013. Foi possível apontar, preliminarmente, que a migração tecnológica vem causando impactos significativos na metodologia de construção de discursos fotográficos pelo fotógrafo.

Biografia do Autor

Eliziane Cristina da Silva de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutoranda e Mestre em Estudos de Linguagem pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Jornalista, fotógrafa e professora.

Wagner José Moreira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Referências

BARBOSA, Gustavo e RABAÇA, Carlos Alberto. Dicionário de Comunicação. 2 ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

CARTIER-BRESSON, Henri. Ver é um todo – Entrevistas e conversas 1951-1998. Tradução: Julia da Rosa Simões. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

DELEUZE, Gilles. ¿Que és un dispositivo? In: DELEUZE, Gilles. Michael Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990. 155-161 p.

REVELANDO Sebastião Salgado. Direção: Betse de Paula. Rio de Janeiro: Aurora Cinematográfica. 1 filme (75 min). Cor. 2012.

SALGADO, Sebastião. FRANCQ, Isabelle. Da minha terra à terra. Tradução: Júlia da Rosa Simões. 1 ed. São Paulo: Paralela, 2014.

SALGADO, Sebastião. Gênesis. Taschen, 2013

SILVA, Wagner Souza e. Foto 0|Foto 1. São Paulo: Fapesp, Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

VILLEGAS, Alex. Como funciona a captura digital. In: VILLEGAS, Alex. O Controle da Cor - Gerenciamento de Cores Para Fotógrafos. Santa Catarina: Editora Photos, 2009. P. 30-46.

https://www.papodecinema.com.br/filmes/revelando-sebastiao-salgado, acesso em 2 de agosto de 2018, às 22h59

Downloads

Publicado

30/07/2020

Como Citar

de Oliveira, E. C. da S., & Moreira, W. J. (2020). O analógico e o digital na obra de Sebastião Salgado: Dispositivos e processos de edição. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(1), 151–168. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i1.4835