A docência aplicada em práticas de blended learning sob a ótica da mediação da aprendizagem: Mecanismo de inovação e mudança da sala de aula tradicional

Autores

  • Iago Mateus dos Santos Braga Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
  • Gleides Ander Nonato Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.4849

Palavras-chave:

Blended Learning, B-Learning, Ensino Híbrido, Metodologias Ativas, Mediação da Aprendizagem

Resumo

As práticas Blended Learning, conhecidas como B-Learning ou Ensino Híbrido, vêm sendo implementadas nas instituições de ensino brasileiras. Esse trabalho discute possibilidades de aplicação dessa metodologia e o papel do professor, enquanto mediador, na presença de novas tecnologias de informação e comunicação. Refletiu-se como se constitui a relação nas interações sociais e aprendizagem de conteúdos sob a ótica das teorias da mediação da aprendizagem acerca das contribuições de Vygotsky, Feuerstein e Tébar. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e natureza qualitativa, que levantou os preceitos sobre essa metodologia e o entendimento de sua utilização. Concluiu-se que o aprendizado que proporciona é uma realidade e a personalização da aprendizagem proporciona experiência significativa. O B-Learning constitui mecanismo eficaz para o alcance desse objetivo, cuja utilização pode se dar mediante diversos modelos, viabilizando a experiência da aprendizagem mediada.

Biografia do Autor

Iago Mateus dos Santos Braga, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Professor. Especialista em Supervisão Educacional. Graduado em Letras: Português e Respectivas Literaturas. Graduando em Direito.

Gleides Ander Nonato, Centro Universitário Newton Paiva

Professora Universitária. Mestre em Educação. Especialista em Inglês. Especialista em Cultura e Literatura. Graduada em Letras: Português/Inglês e suas literaturas; Graduada em Pedagogia.

Área: Letras e Educação.

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Publicado

2021-08-19

Como Citar

Braga, I. M. dos S., & Nonato, G. A. (2021). A docência aplicada em práticas de blended learning sob a ótica da mediação da aprendizagem: Mecanismo de inovação e mudança da sala de aula tradicional. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(1), 44–64. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.4849