Ensino de literatura e isolamento social: Aulas em tempos de Covid-19 – entrevista com a professora-pesquisadora mestra Fernanda Rodrigues de Figueiredo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5028

Palavras-chave:

Educação, Ensino de literatura, Ensino remoto

Resumo

Entrevista realizada com a professora e pesquisadora Mestra Fernanda Rodrigues de Figueiredo, no diálogo em que a escutaremos sua voz sobre a docência em tempos de isolamento social necessário, buscando escutar as reflexões da docente com relação às políticas públicas sobre educação a distância e sua dinâmica político-pedagógica.

Biografia do Autor

Gustavo Tanus Cesário de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos da Linguagem / Leitura do texto literário e Ensino, pela UFRN, com intercâmbio na Faculdade de Educação da UFMG. Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, pela UFMG. Bacharel e licenciado em Estudos Literários/Língua Portuguesa, e Bacharel em Edição, pela UFMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (FALE/UFMG), e do Moviola - grupo de estudos de literatura, cinema e outras artes. Colaborador do site literafro - O Portal da Literatura Afro-brasileira, onde integra o comitê editorial. É autor dos livros "Africanos e afrodescendentes nas estantes: a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais" (Fale/UFMG, 2017) e "A Hagbe que nos guarde..." (Editora IFRN, 2019).

Fernanda Rodrigues de Figueiredo, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG, campus Ribeirão das Neves).

Mestra em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais(Fale/UFMG, 2009), é bacharela em Letras e licenciada em Língua Portuguesa pela mesma universidade. Possui, ainda graduação em Pedagogia, com especialização em Educação Tecnológica Inclusiva, Sexologia, Novas tecnologias (em curso), Gestão escolar, Supervisão e orientação escolar, Neuropsicopedagogia, Pedagogia Digital e Inovações tecnológicas. É, atualmente, professora visitante no IFMG, Campus Ribeirão das Neves, e docente efetiva na Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade da Faculdade de Letras da UFMG, possui dezesseis anos de experiência em docência e pesquisa na área de Letras.

Referências

Bibliografia da professora-pesquisadora

FIGUEIREDO, Fernanda Rodrigues de. A mulher negra nos Cadernos Negros: autoria e representações. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. (Dissertação).

FIGUEIREDO, Fernanda Rodrigues de. Artesanato Poético: a Valorização da Periferia. literafro, s. d. Disponível em: < http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/504-artesanato-poetico-a-valorizacao-da-periferia-critica>. Acesso em: 23 jul. 2020. (Resenha crítica).

FIGUEIREDO, Fernanda Rodrigues de. Despertando os seis sentidos: no embalo literário de Fausto Antônio. literafro, s. d. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/index.php?option=com_content&view=article&id=1041&catid=14>. Acesso em: 20 jul. 2020. (Resenha crítica).

FIGUEIREDO, Fernanda Rodrigues de. Jussara Santos. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Coord.). Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. p. 239-240. (Livro).

FIGUEIREDO, Fernanda Rodrigues de. Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula. Em coautoria de Aline Alves Arruda; Cristiane Côrtes; Elisângela Aparecida Lopes; Margarete Aparecida de Oliveira. Sob a coordenação de Eduardo de Assis Duarte. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. (Livro).

FIGUEIREDO, Fernanda Rodrigues de. O uso do LITERAFRO como ferramenta em sala de aula: práticas para o ensino de Literatura. Cefet-MG, 2008. (Artigo).

FIGUEIREDO, Fernanda Rodrigues de. Representação de Minorias: A “Reversão do Centro”. literafro, s. d. Disponível em: < http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/29-critica-de-autores-feminios/555-representacao-de-minorias-a-reversao-do-centro-fernanda-rodrigues-de-figueiredo>. Acesso em: 23 jul. 2020. (Artigo).

FIGUEIREDO, Fernanda Rodrigues de. Você amaria uma negra? GELEDÉS - Instituto da Mulher Negra, 02 dez. 2018. (Artigo).

FIGUEIREDO, Fernanda Rodrigues de. Os privilegiados. GELEDÉS - Instituto da Mulher Negra, 17 maio. 2020. (Artigo).

SANTOS, Jussara. Entrevista concedida à Fernanda Rodrigues de Figueiredo. literafro, 18 mar. 2005. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2020. (Verbete, entrevista).

Referências

DAVIS, Angela; KLEIN, Naomi. Construindo movimentos: uma conversa em tempos de pandemia. Com participação de lideranças do Rising Majority: Thenjiwe McHarris; Cindy Wiesner; Maurice Mitchell e Loan Tran. Tradução de Leonardo Martins. São Paulo: Boitempo, 2020. Ebook. (Série Pandemia Capital).

FELINTO, Marilene. As mulheres de Tijocupapo. Rio de Janeiro: Record, 1992.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

KABRAL, Fábio. A cientista guerreira do facão furioso. Rio de Janeiro: Malê, 2019.

KABRAL, Fábio. O Caçador Cibernético da Rua 13. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

KABRAL, Fábio. Ritos de passagem. São Paulo: Giostri, 2014.

OLIVEIRA, Karine (Org.). Antologia Poética Ócios no Ofício. Belo Horizonte: Venas abiertas, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020. Ebook. (Série Pandemia Capital).

WIESNER, Cindy. Resposta à pergunta: ao que precisamos estar mais atentos ou no que devemos pensar neste momento, enquanto observamos os efeitos do vírus ao redor do mundo? In: DAVIS, Angela; KLEIN, Naomi. Construindo movimentos: uma conversa em tempos de pandemia. Com participação de lideranças do Rising Majority: Thenjiwe McHarris; Cindy Wiesner; Maurice Mitchell e Loan Tran. Tradução de Leonardo Martins. São Paulo: Boitempo, 2020. Ebook. (Série Pandemia Capital). posição 245-280.

Downloads

Publicado

12/02/2021

Como Citar

Tanus Cesário de Souza, G., & Rodrigues de Figueiredo, F. (2021). Ensino de literatura e isolamento social: Aulas em tempos de Covid-19 – entrevista com a professora-pesquisadora mestra Fernanda Rodrigues de Figueiredo. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 59–74. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5028