A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5033

Palavras-chave:

Sobrecarga de trabalho. Precarização da educação. Tecnologias.

Resumo

Nesse momento no qual o Brasil e o mundo passam por uma crise sanitária sem precedentes, devido à uma nova doença humana, a Covid-19, causada pelo coronavírus, surgem desafios sociais, econômicos e educacionais. A chegada da pandemia provocada pelo coronavírus e a necessidade de se manter o distanciamento social fizeram com que o ensino presencial precisasse ser repensado. Adotou-se, no Paraná, o sistema de aulas remotas, com a utilização da plataforma Google Sala de Aula, plataforma oficial de ensino- aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). O objetivo deste texto é apresentar um relato dessa experiência, a partir do ponto de vista da experiência profissional das autoras, da revisão da literatura e de narrativas de professoras, via redes sociais, além de reuniões e encontros online via plataformas como o Google Meet. As TIDCs são hoje uma realidade e, como mães e professoras, ressaltamos a importância do seu uso e todos os benefícios trazidos por elas. Destacamos o adoecimento das mulheres que são mães e atuam na docência, que já vivenciavam uma situação de sobrecarga no trabalho, ampliado consideravelmente durante a pandemia.  Nesse sentido, as mães e professoras tem apresentado sintomas de adoecimento compatíveis com a Síndrome de Burnout, o qual precisa ser melhor investigado.

Biografia do Autor

Eliandra Francielli Bini Jaskiw, Universidade Federal do Paraná

Mestre no Ensino de Ciências Ambientais pela UFPR- Setor Litoral; especialista em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR; especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Bráz; graduada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas Espírita.

Claudemira Vieira Gusmão Lopes, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta da Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais da Universidade Federal do Paraná, Coordenadora Núcleo de Tecnologia Educacional da UFPR – Setor Litoral

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Jaskiw, E. F. B., & Lopes, C. V. G. (2021). A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 231–250. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5033