O paradigma da Complexidade e a sua aplicação na Educação: reflexões sobre a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v3i1.5163Palavras-chave:
Teoria Geral dos Sistemas, Sistemas Adaptativos Complexos, Complexidade, Teoria do Caos, Fractais na Educação.Resumo
Este artigo apresenta reflexões de três pesquisadores que se dedicam ao estudo das teorias que compõem o paradigma da Complexidade nos contextos de ensino e de aprendizagem. O objetivo foi facilitar o entendimento de estudantes, professores e pesquisadores iniciantes no estudo da Complexidade com seus desdobramentos no campo da Educação. Para isso, este trabalho abordou a Complexidade como um conjunto de teorias já consolidadas na academia, como por exemplo, a Teoria Geral dos Sistemas (TGS), a Teoria do Caos e a Geometria Fractal. O ponto em comum entre elas é o destaque que conferem ao fator “interação” entre os componentes de um determinado sistema, como a escola, e à autossimilaridade, que possibilita certa previsibilidade de fenômenos aleatórios. Foi possível observar que as propriedades características das abordagens complexas são fundamentais para a compreensão das relações inerentes à prática docente.
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