PHOTOGRAPHIC PRODUCTION THROUGH TOUCH AND SOUND

AN EXPERIENCE WITH BLIND STUDENTS AND LOW VISIO

Authors

Abstract

We commonly understand paradoxical imagery reflections for the blind and low vision. Such a scenario becomes even more complex when it involves the production of photographs. In opposition to this panorama, we present in this article some results of the universal Extension project A fotografia e o sentir (Universidade Federal de Campina Grande, PB). The text proposes a debate on methodological resources with a focus on accessibility and inclusion, the use of multisensoriality for the construction of imagery when exploring auditory and tactile stimuli, as also the importance of providing the role of emitter and creative source to the non-seer student. Intending, in this way, to encourage freelancers and builders of their own know ledge. The theoretical path involved Barbosa (1999, 2007), Vygotsky (1997), Schafer (2003), Merleau-Ponty (1994), Alves (2009) among others.

Author Biographies

Cristianne Patrícia Melo Amorim, Universidade Federal de Campina Grande

Cristianne Melo é professora titular na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia - UAAMi. Doutoranda em Educação Artística pela Universidade do Porto - Portugal; Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Artes Visuais - SENAC; Graduada nos cursos de Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. É membro do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia - GPDF, vinculado ao CNPQ. Suas pesquisas e práticas estão relacionadas à Fotografia, Artes Visuais e Publicidade. Atualmente investiga o ensino da linguagem fotográfica para pessoas com deficiência visual, bem como a experiência estética germinada neste processo.

Ian Costa Cavalcanti, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM-UFPE e mestre em Comunicação pelo PPGC-UFPB (2015). Graduado em Arte e Mídia pela UFCG (2011), possui especialização em Metodologia do Ensino em Artes pelo Centro Internacional Uninter (2012). Professor efetivo do curso de Bacharelado em Arte e Mídia da UFCG nas áreas de Áudio e Tecnologia e Audiovisual. Sua pesquisa incide sobre desenho de som, linguagens e poéticas audiovisuais.

Paulo Matias de Figueiredo Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), Mestrado em Ciências da Sociedade pela mesma Instituição (2002) e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). É professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande - PB, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. Tem experiência nas seguintes áreas: Comunicação, historiografia do jornalismo (com ênfase em fotojornalismo), fotografia e arte sequencial. Desde 2018 é avaliador Institucional designado pelo INEP/MEC.

Published

2022-05-27

How to Cite

Melo Amorim, C. P., Costa Cavalcanti, I. ., & Matias de Figueiredo Júnior, P. . (2022). PHOTOGRAPHIC PRODUCTION THROUGH TOUCH AND SOUND: AN EXPERIENCE WITH BLIND STUDENTS AND LOW VISIO. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(2), 119–140. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/5555