Um guia para ensino remoto: do conceito às dicas técnicas

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Resumo

A necessidade do distanciamento social devido a pandemia da COVID-19 em 2020 resultou na intensificação do uso de tecnologias digitais no ensino com a adaptação das atividades presenciais a forma remota. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho foi apresentar diferentes programas, plataformas e conteúdos disponíveis para auxiliar o professor nas aulas remotas. Também, foram abordados alguns recursos disponíveis para que, preservando o distanciamento social, a qualidade do ensino e o bem-estar de estudantes e professores seja preservada. Além disso, foram indicados conceitos sobre o ensino remoto, softwares que podem ser usados no desenvolvimento das aulas, aplicativos, plataformas que podem ser utilizadas para as reuniões de forma síncrona e aplicativos adicionais para testar o conhecimento e criar interação com os educandos. Ademais, os problemas causados pelo uso excessivo de Internet. Promovendo este conteúdo além de auxilio, estimulo aos educadores nessa árdua e difícil tarefa para o segundo ano de pandemia.

Biografia do Autor

Marcieli Dias Furtado , Universidade Federal de Pelotas - Doutoranda em Clínica Odontológica

Formação técnica - Curso Normal (Séries Iniciais) realizado no Colégio Municipal Pelotense, Cirurgiã-Dentista e Mestre em Dentística pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Doutoranda em Dentística (UFPel). Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.

http://lattes.cnpq.br/7021286798271163

Heloysa Talia Schwengber , Universidade Federal de Pelotas -Graduanda em odontologia

Graduanda em odontologia - Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de iniciação cientifica pelo PBIPIT/UFPel

Wellington Luiz de Oliveira da Rosa, Universidade Federal de Pelotas- Professor Doutor - Departamento de Odontologia Restauradora

Mestre em Dentística pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS), especialista (MBA) em Gestão Estratégica de Negócios (UFPel/RS), Doutor em Materiais Odontológicos (UFPel). Professor na Faculdade de Odontologia (UFPel). Atua em biologia celular e molecular e engenharia biomédica. Trabalha nas áreas de propriedade intelectual (patentes, prospecção tecnológica, transferência de tecnologia), e em ensaios clínicos e revisões sistemáticas com meta-análise.

http://lattes.cnpq.br/6148503685425416

Adriana Fernandes da Silva, Universidade Federal de Pelotas - Professora Doutora - Departamento de Odontologia Restauradora

Mestre em Dentística pela Universidade Federal de Pelotas, Doutora em Biologia Buco-Dental pela Universidade de Campinas em morfologia e Pós-doutora pela University of Michigan (USA) em Engenharia Tecidual. Docente permanente da Graduação e Pós­-Graduação em Odontologia da UFPel. Produziu mais de 60 artigos científicos, fez parte de 15 patentes, publicou livros, um recente chamado "Sinais, além da criatividade".

http://lattes.cnpq.br/5446173047870288

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

Dias Furtado , M., Talia Schwengber , H., de Oliveira da Rosa, W. L. . ., & Fernandes da Silva, A. (2022). Um guia para ensino remoto: do conceito às dicas técnicas. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(2), 6–27. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6061