Um guia para ensino remoto: do conceito às dicas técnicas
Resumo
A necessidade do distanciamento social devido a pandemia da COVID-19 em 2020 resultou na intensificação do uso de tecnologias digitais no ensino com a adaptação das atividades presenciais a forma remota. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho foi apresentar diferentes programas, plataformas e conteúdos disponíveis para auxiliar o professor nas aulas remotas. Também, foram abordados alguns recursos disponíveis para que, preservando o distanciamento social, a qualidade do ensino e o bem-estar de estudantes e professores seja preservada. Além disso, foram indicados conceitos sobre o ensino remoto, softwares que podem ser usados no desenvolvimento das aulas, aplicativos, plataformas que podem ser utilizadas para as reuniões de forma síncrona e aplicativos adicionais para testar o conhecimento e criar interação com os educandos. Ademais, os problemas causados pelo uso excessivo de Internet. Promovendo este conteúdo além de auxilio, estimulo aos educadores nessa árdua e difícil tarefa para o segundo ano de pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.