Por um Letramento Digital efetivo na Formação de Professores nos Cursos de Letras no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6107

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de apresentar um panorama da situação relativa à formação dos futuros professores no que concerne ao Letramento Digital nos cursos de Letras das seis universidades públicas do Ceará (UFC, UECE, IFCE, URCA, UVA e UNILAB) sob a ótica do Letramento Digital, em especial na formação de professores. Nossa metodologia teve uma abordagem qualitativa e traçamos uma pesquisa descritiva documental. Analisamos, em 2020, as matrizes curriculares disponibilizadas nos endereços eletrônicos das respectivas instituições em busca de disciplinas que tragam em seus títulos o termo “Letramento Digital”, “Tecnologias”, “Mídias Digitais” e/ou “Educação a Distância”. Nossos resultados evidenciam uma realidade que infelizmente se repete na maioria dos cursos de Letras do Ceará. Concluímos, assim, que há uma necessidade urgente de reformulações nas grades curriculares para que possam atender às demandas da nova realidade que permeia nosso meio social.

Biografia do Autor

Karlucy Farias de Sousa, IFCE Campus Limoeiro do Norte

Mestre em Linguística Aplicada (Concentração em Estudos da Linguagem) pela Universidade Estadual do Ceará e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) da mesma instituição. Atualmente, é professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Limoeiro do Norte). Academicamente, atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento/Aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira ou Segunda Língua, Inglês para Fins Específicos e Uso de Tecnologia em Sala de Aula.

Nukácia Meyre Silva Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras/UECE e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará de 2016 a 2021. Desenvolve pesquisas na área de ensino e novas tecnologias, produção de recursos educacionais digitais (RED) e curadoria digital em Linguística Aplicada. É tesoureira da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil), biênio 2020-2021.

Viviane Aires Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará.

Marion Lucena Cavalcante Lucena Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2022-10-05

Como Citar

Karlucy Farias de Sousa, Nukácia Meyre Silva Araújo, Viviane Aires Araújo, & Lucena Cavalcante, M. L. C. (2022). Por um Letramento Digital efetivo na Formação de Professores nos Cursos de Letras no Ceará. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(1), 85–108. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6107