Por um Letramento Digital efetivo na Formação de Professores nos Cursos de Letras no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6107Resumo
Neste artigo, temos o objetivo de apresentar um panorama da situação relativa à formação dos futuros professores no que concerne ao Letramento Digital nos cursos de Letras das seis universidades públicas do Ceará (UFC, UECE, IFCE, URCA, UVA e UNILAB) sob a ótica do Letramento Digital, em especial na formação de professores. Nossa metodologia teve uma abordagem qualitativa e traçamos uma pesquisa descritiva documental. Analisamos, em 2020, as matrizes curriculares disponibilizadas nos endereços eletrônicos das respectivas instituições em busca de disciplinas que tragam em seus títulos o termo “Letramento Digital”, “Tecnologias”, “Mídias Digitais” e/ou “Educação a Distância”. Nossos resultados evidenciam uma realidade que infelizmente se repete na maioria dos cursos de Letras do Ceará. Concluímos, assim, que há uma necessidade urgente de reformulações nas grades curriculares para que possam atender às demandas da nova realidade que permeia nosso meio social.
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