O uso das tecnologias digitais em contexto pandêmico: a experiência de duas professoras alfabetizadoras

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os impactos do ensino remoto na prática pedagógica alfabetizadora, especialmente no que tange ao uso das tecnologias digitais. Para tanto, foram entrevistadas duas professoras que atuavam com o 1º ano, no ano de 2020, sendo uma da rede pública e outra da rede privada. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo principal instrumento de produção de dados foi a entrevista semiestruturada. As análises possibilitaram concluir que o ensino remoto revela uma disparidade entre as redes de ensino no que diz respeito aos processos de ensino e aprendizagem. Além do mais, evidenciam que as professoras reorganizaram seus planejamentos e estratégias pedagógicas tendo como principais recursos o WhatsApp e o Google Classroom. Todavia, esse processo não tem sido desenvolvido da mesma maneira, ele se mostra excludente para as crianças que não possuem acesso às redes de internet de qualidade, especialmente as integrantes da rede pública.

Biografia do Autor

Julio Luis Haag, Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul

Professor da rede básica de ensino no Município de Eldorado do Sul/RS. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Caroline Braga Michel, Universidade Federal do Rio Grande

Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Janaína Soares Martins Lapuente, Universidade Federal do Rio Grande

Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Haag, J. L., Braga Michel, C., & Soares Martins Lapuente, J. (2022). O uso das tecnologias digitais em contexto pandêmico: a experiência de duas professoras alfabetizadoras . SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(2), 62–81. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6187