O uso das tecnologias digitais em contexto pandêmico: a experiência de duas professoras alfabetizadoras
Resumo
O presente artigo objetiva analisar os impactos do ensino remoto na prática pedagógica alfabetizadora, especialmente no que tange ao uso das tecnologias digitais. Para tanto, foram entrevistadas duas professoras que atuavam com o 1º ano, no ano de 2020, sendo uma da rede pública e outra da rede privada. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo principal instrumento de produção de dados foi a entrevista semiestruturada. As análises possibilitaram concluir que o ensino remoto revela uma disparidade entre as redes de ensino no que diz respeito aos processos de ensino e aprendizagem. Além do mais, evidenciam que as professoras reorganizaram seus planejamentos e estratégias pedagógicas tendo como principais recursos o WhatsApp e o Google Classroom. Todavia, esse processo não tem sido desenvolvido da mesma maneira, ele se mostra excludente para as crianças que não possuem acesso às redes de internet de qualidade, especialmente as integrantes da rede pública.
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