Ensino remoto emergencial e o uso excessivo de telas na Ufal – Campus do Sertão

Autores

Resumo

O presente artigo, que ora propomos, apresenta dados preliminares da pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ciclo 2020/2021, da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. O projeto teve como temática central: Dependência tecnológica: causas e consequências no desenvolvimento escolar de crianças e jovens no município de Delmiro Gouveia/AL e objetivou investigar as diferentes causas e consequências da dependência tecnológica nos alunos e sua implicação nas habilidades dentro do contexto educacional, sendo redirecionado para investigar as diferentes ações das causas e consequências da dependência tecnológica dos(as) universitários(as) e sua implicação nas habilidades dentro do contexto educacional. A hipótese suscitada considerou que às discussões sobre a temática no contexto educacional foram mais alavancadas na conjuntura pandêmica e a intensa utilização das tecnologias pelos professores, acenam para disparidades conceituais e à reflexão de como a prática pedagógica é caracterizada perpetuam embates/debates acerca desse uso, caracterizando-o como um risco à educação e a saúde dos sujeitos acadêmicos.

Biografia do Autor

Lílian Kelly de Almeida Figueiredo Voss, Universidade Federal de Alagoas

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFAL. Mestre em Educação (PPGE/UFAL), Especialista em Novos Saberes e Fazeres da Educação Básica (CEDU/UFAL), e Graduada em Ciências Sociais (ICHCA/UFAL). Professora Adjunta II, da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Coordenou e foi professora do Curso de Mídias na Educação, Curso de habilitação de tutores e do PROGRAMA DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO AO EDUCADOR DO AGRESTE E SERTÃO ALAGOANO (PRODPEAL). Têm experiência em Consultoria Educacional (UNESCO/SECAD/MEC), Supervisão e Planejamento Educacional (SNJ/PROJOVEM/MEC); Tutoria Online e Presencial; Composição e Avaliação de Material Didático para cursos a Distância; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Formação Docente Universitária, Práticas Educativas, Pesquisa Educacional, Educação Comparada. Desde 2019 é coordenadora do Curso de Pedagogia da UFAL- Campus do Sertão, coordenadora de Ações do NEART/Campus do Sertão e coordenadora da Brinquedoteca da UFAL/Campus do Sertão. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/357670 e membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Expressões Artísticas NEART/UFAL - Campus do Sertão http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2781765988240252.

Aline Joice , Universidade Federal de Alagoas

Aluna da UFAL - Campus do Sertão e graduanda em Pedagogia.

José Messias da Silva Aguiar, Universidade Federal de Alagoas

Graduando do curso de Pedagogia da UFAL - Campus do Sertão.

 

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

de Almeida Figueiredo Voss, L. K., Teixeira da Silva, A. J., & da Silva Aguiar, J. M. (2022). Ensino remoto emergencial e o uso excessivo de telas na Ufal – Campus do Sertão. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(2), 28–43. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6192