Jogar a rede na biblioteca

Construção de projeto de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6197

Resumo

O projeto Rede de Leitores surgiu antes da pandemia do COVID-19, mas precisou ser postergado, graças ao ensino remoto em 2020, para que a inserção de literatura na escola pudesse surgir no Ensino Fundamental II da Escola Eliezer Steinbarg Max Nordau, no Rio de Janeiro, a partir das ideias estabelecidas pelo principal objetivo do projeto foi instaurar uma leitura literária de livros sem as cobranças geralmente dadas no ambiente escolar, o que culminou em marcos significativos durante o ano letivo. letramento literário de Rildo Cosson e da Base Nacional Comum Curricular, que valorizam a construção literária dos discentes. Por isso, em 2021, o projeto renasce com as necessárias adaptações ao distanciamento social e ao regime híbrido de ensino. O principal objetivo do projeto foi instaurar uma leitura literária de livros sem as cobranças geralmente dadas no ambiente escolar, o que culminou em marcos significativos durante o ano letivo. Por fim, foi possível ver um maior engajamento e uma maior participação de alunos do Fundamental II quanto à leitura no cotidiano, até mesmo inserindo no projeto as respectivas famílias para trocarem experiências de leitura. Para as questões da afetividade com a literatura, as ideias de Beatriz Feres foram a base para que se pudesse promover uma leitura estética e estésica aos discentes.

Biografia do Autor

Rafaella Giordano, UFRJ/Aluna especial do Mestrado em Linguística Aplicada

Licenciada em Letras pela UNIRIO e aluna especial no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (UFRJ)

Gabriel Lanhas, UFRJ/Mestre

Mestre em Teoria Literária (UFRJ) e Doutorando (PUC-RIO)

Elis Sezana Spyker da Costa, UFRJ/Mestra

Mestre pela UFRJ

Daniele Costa de Lima, UFRJ/Graduada

Licenciada em Letras pela UFRJ

Ana Carolina Logello, UNIRIO/Graduanda

Licencianda em Letras pela UNIRIO

Roberta Macedo, PUC-RIO/Doutora

Graduada em Pedagogia pela UERJ, com especialização em Psicopedagogia pelo IBMR, Mestra e Doutora em Educação pela PUC-RIO

Paulo Miragaya, UFRJ/Graduado

Formado em Psicologia pela UFRJ, com especialização e residência em saúde mental e psicanálise

Eduardo Sperandio, UERJ/Graduado

Licenciado em Física pela UERJ e Especialista em Ensino de Ciências pelo Colégio Pedro II

Thelma Polon, PUC-RIO/Doutora

Graduada em Pedagogia pela PUC-SP, Mestre e Doutora em Educação pela PUC-RIO

Downloads

Publicado

2022-10-05

Como Citar

Giordano, R., Lanhas, G., Sezana Spyker da Costa, E., Costa de Lima, D., Logello, A. C., Macedo, R., … Polon, T. (2022). Jogar a rede na biblioteca: Construção de projeto de leitura. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 4(1), 127–140. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v4i1.6197