Avaliação da aprendizagem na Educação Básica no contexto do ensino remoto

Autores

Resumo

Este artigo objetiva discutir o processo de avaliação da aprendizagem na Educação Básica, no contexto do ensino remoto. O estudo, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN), tem caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico devido à intenção de discutir um fenômeno presente no atual contexto social. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line, respondido por professores da Educação Básica da região central do Rio Grande do Sul.  no primeiro semestre letivo de 2020. Os elementos citados pelos professores trazem o entendimento da avaliação vista como um processo que engloba diferentes aspectos inerentes ao cotidiano escolar. Aspectos esses que valorizam habilidades e competências socioemocionais e pessoais devido à fragilização emocional em que todos se encontram. Desse modo, os resultados sugerem explorar diferentes meios para avaliar essas habilidades a fim de contemplar a diversidade e o contexto que o estudante se encontra.

Biografia do Autor

Alana Rodrigues Rigão, Universidade Franciscana

Graduada em Pedagogia- Licenciatura na Universidade Franciscana. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica na mesma Universidade. Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase nos seguintes temas: educação básica, pós-graduação,ensino de ciências e matemática, relato de experiência e estado da arte.

Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana

Possui doutorado em Informática na Educação, Mestrado Profissional em Ensino de Física, Especialização em Ensino de Matemática (UFN - 1988) e graduação em Matemática. Atualmente trabalha como: Professora Adjunto III da Universidade Franciscana (UFN). É membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PPGECIMAT - Doutorado e Mestrado).  Professora colaboradora no PGIE/UFRGS (Programa de Pór-Graduação em Informática na Educação). Professora Orientadora de pesquisa na modalidade EaD nos cursos de Especialização em Mídias na Educação (UFRGS) e TIC na Educação (UFSM).

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Rodrigues Rigão, A., & Bulegon, A. M. (2022). Avaliação da aprendizagem na Educação Básica no contexto do ensino remoto. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 3(2), 160–178. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/6241