Avaliação da aprendizagem na Educação Básica no contexto do ensino remoto
Resumo
Este artigo objetiva discutir o processo de avaliação da aprendizagem na Educação Básica, no contexto do ensino remoto. O estudo, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN), tem caráter qualitativo, exploratório e bibliográfico devido à intenção de discutir um fenômeno presente no atual contexto social. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line, respondido por professores da Educação Básica da região central do Rio Grande do Sul. no primeiro semestre letivo de 2020. Os elementos citados pelos professores trazem o entendimento da avaliação vista como um processo que engloba diferentes aspectos inerentes ao cotidiano escolar. Aspectos esses que valorizam habilidades e competências socioemocionais e pessoais devido à fragilização emocional em que todos se encontram. Desse modo, os resultados sugerem explorar diferentes meios para avaliar essas habilidades a fim de contemplar a diversidade e o contexto que o estudante se encontra.
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