Museu Itinerante PONTO UFMG: ciência, tecnologia, educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7490

Resumo

Este artigo visa mostrar a importância social dos museus itinerantes, mais precisamente do MUSEU ITINERANTE PONTO UFMG, como divulgador não-formal do conhecimento científico em regiões mais afastadas dos centros urbanos, socioeconomicamente desprivilegiadas. Através da exposição de obras e objetos museológicos, de atividades lúdicas, com a participação de mediadores preparados para ouvir o que o público tem a dizer a respeito do desenvolvimento tecnológico e científico, o MUSEU PONTO UFMG busca despertar curiosidade, interesse em crianças e adolescentes. Busca também assegurar a educação inclusiva, igualitária e de qualidade aos cidadãos, oferecendo a todos as mesmas oportunidades, independentemente da sua situação econômica e social, visto que estes objetivos, além de serem foco das instituições de ensino governamentais, são também Objetivos do Desenvolvimento Sustentável idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Biografia do Autor

Layla Merli Antonio Costa Coimbra, UFMG

Bacharel em Museologia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Desempenhou funções como o atendimento ao público, desenvolvimento de ações educativas, acondicionamento e documentação do acervo museológico, montagem de exposições e avaliação das visitas. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em mediação cultural, educação em museus, documentação museológica e conservação de acervo.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Merli Antonio Costa Coimbra, L. (2023). Museu Itinerante PONTO UFMG: ciência, tecnologia, educação. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(1), 124–139. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i1.7490