A Educação à Distância: um estudo sobre o ambiente virtual de aprendizagem Moodle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7745

Palavras-chave:

Educação à Distância; Aprendizagem; Estudantes; Moodle.

Resumo

A presente pesquisa apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi investigar a percepção dos estudantes sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado no curso de Especialização em Ensino a Matemática no Ensino Médio pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em uma instituição federal do estado do maranhão, utilizando a plataforma Moodle. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um espaço online que gerencia os estudos e possibilita a troca de informações, o acesso a conteúdos e a interação entre alunos, professores e tutores de forma assíncrona e síncrona. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, iniciando com uma revisão bibliográfica e seguido pela aplicação de um questionário aos estudantes. Além de apresentar a percepção dos estudantes sobre o Moodle, o artigo também estimula discussões relevantes sobre o contexto do ensino à distância no Brasil, trazendo contribuições significativas sobre a postura dos estudantes em relação aos ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada. O resultado da pesquisa permitem inferir que os estudantes devem assumir uma posição ativa nos ambientes virtuais, buscando maior interação, troca e participação nas atividades individuais e em grupo. É essencial que os recursos de aprendizagem disponíveis no AVA sejam efetivamente utilizados como cenários virtuais de coaprendizagem, o que requer uma reflexão contínua sobre os papéis desempenhados pelos estudantes no cumprimento das atividades propostas pelos componentes curriculares.

Biografia do Autor

Andreia da Silva de Souza, UFSM

Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual do Maranhão(2015), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma(2017) e especialização em Docência na Educação Superior pelo Instituto de Educação Superior Horizonte(2018). Atualmente é Professora Formadora do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

da Silva de Souza, A. (2023). A Educação à Distância: um estudo sobre o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(2), 56–73. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7745