Imagens [de]generativas

o ensino de artes visuais e design gráfico face à inteligência artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7896

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Geração de imagens, Artes Visuais, Design Gráfico

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão crítica sobre o uso de imagens geradas por inteligência artificial (IA) no ensino das artes visuais e do design gráfico. De início, situamos os problemas éticos proeminentes em torno da IA em geral, e especificamos alguns elementos técnicos da geração de imagens por meio de algoritmos. Na sequência, discutimos as implicações diretas do uso da IA na formação de artistas e designers, considerando sobremaneira a falsa promessa da democratização da atividade criativa, a automatização de vieses e preconceitos, e a intensificação dos processos de exploração trabalhista. Pontuamos, por fim, que a alienação do ato criativo operada pela IA traz consigo consequências éticas, políticas e sociais que precisam ser discutidas em sala de aula, na contramão de um mercado que segue não regulamentado e cada vez mais precarizado.

Biografia do Autor

Marcos N. Beccari, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pela USP. Professor Adjunto do Depto. de Design da UFPR e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP.

Leonardo Marques Kussler, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutor em Filosofia pela Unisinos. Professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERGS, onde realiza estágio pós-doutoral. Filiado ao GT Filosofia Hermenêutica da ANPOF e membro da Hans-Georg Gadamer Research Society of Japan.

João Victor Diehl de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Estudante de Bacharelado em Design Gráfico na UFPR.

Referências

AKTER, S. et al. Algorithmic bias in data-driven innovation in the age of AI. International Journal of Information Management, v. 60, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2021.102387. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2021.102387

ANTUNES, R. (Org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.

BAKER, R.S.; HAWN, A. Algorithmic bias in education. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 32, n. 4, p. 1052-1092, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40593-021-00285-9. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s40593-021-00285-9

BAIO, A. AI data laundering: how academic and nonprofit researchers shield tech companies from accountability. Waxy, 30 set. 2022. Disponível em: https://waxy.org/2022/09/ai-data-laundering-how-academic-and-nonprofit-researchers-shield-tech-companies-from-accountability/. Acesso em: 20 ago. 2023.

BEAUMONT, R. Laion 5B: A new era of open large-scale multi-model datasets. Laion, 31 mar. 2022. Disponível em: https://laion.ai/blog/laion-5b/. Acesso em: 20 ago. 2023.

BEEGAN, G.; ATKINSON, P. Professionalism, amateurism and the boundaries of design. Journal of Design History, v. 21, n. 4, 2008, p. 305-313. Disponível em: https://doi.org/10.1093/jdh/epn037. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1093/jdh/epn037

BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu, 2021.

CASPER, S. et al. Measuring the success of diffusion models at imitating human artists. arXiv preprint, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.2307.04028. Acesso em: 20 ago. 2023.

ELALI, F.R.; RACHID, L.N. AI-generated research paper fabrication and plagiarism in the scientific community. Patterns, v. 4, n. 3, p. 1-4, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.patter.2023.100706. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.patter.2023.100706

FOSTER, H. O que vem depois da farsa?. São Paulo: Ubu, 2021.

FUTURE OF LIFE INSTITUTE. The Asilomar AI Principles. Campbell, 2017. Disponível em: https://futureoflife.org/open-letter/ai-principles/. Acesso em: 20 ago. 2023.

GHODKE, N. Balancing the promise and peril of AI in art education. Arts Educacion Partnership (AEP), [S. l., s. n.], 26 jun. 2023. Disponível em: https://www.aep-arts.org/balancing-the-promise-and-peril-of-ai-in-art-education/. Acesso em: 20 ago. 2023.

GU, J. et al. AI-enabled image fraud in scientific publications. Patterns, v. 3, n. 7, p. 1-6, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.patter.2022.10051. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.patter.2022.100511

ITAÚ. #MaisQueUmaCopa. [S. l., s. n.], 3 ago. 2023. 1 vídeo (30 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FOcZJ0X_n6Y. Acesso em: 20 ago. 2023.

LIDDEL, H.G.; SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. 9. ed. Oxford: Clarendon Press, 1996.

LUPTON, E. D.I.Y.: Design it yourself. New York: Princeton Architectural Press, 2006.

MITTELSTADT, B.D et al. The ethics of algorithms: mapping the debate. Big Data & Society, v. 3, n. 2, p. 1-21, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2053951716679679. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/2053951716679679

NICOLETTI, L.; BASS, D. Generative AI takes stereotypes and bias from bad to worse. Bloomberg Technology + Equality, 8 jun. 2023. Disponível em: https://www.bloomberg.com/graphics/2023-generative-ai-bias/. Acesso em: 20 ago. 2023.

NORMAN, D. O design do dia a dia. São Paulo: Rocco, 2005.

______. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

O'CONNOR, R. Introduction to diffusion models for machine learning. AssemblyAI, 12 mai. 2022. Disponível em: https://www.assemblyai.com/blog/diffusion-models-for-machine-learning-introduction/. Acesso em: 20 ago. 2023.

OPEN AI. DALL-E 2. [S.l.], 2023. Disponível em: https://openai.com/dall-e-2. Acesso em: 20 ago. 2023.

SARKER, I.H. Machine learning: algorithms, real-world applications and research directions. SN Computer Science, v. 2, n. 160, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s42979-021-00592-x. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s42979-021-00592-x

SIMON, H. As Ciências do artificial. São Paulo: Almedina, 1981.

SHAN, S. et al. Glaze: protecting artists from style mimicry by text-to-image models. Proceedings of the 32nd USENIX Security Symposium. Anaheim: Usenix, 2023. Disponível em: https://www.usenix.org/system/files/usenixsecurity23-shan.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.

TEIXEIRA, P. S. Nicholelis: IA é só marketing para explorar trabalho humano. Folha de S.Paulo, São Paulo, 8 de julho de 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/07/ia-nao-e-inteligencia-e-sim-marketing-para-explorar-trabalho-humano-diz-nicolelis.shtml. Acesso em: 20 ago. 2023.

TSAMADOS, A. et al. The ethics of algorithms: key problems and solutions. AI & Society, v. 37, p. 215-230, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00146-021-01154-8. Acesso em: 20 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s00146-021-01154-8

WILDER, M. R. "Adapt or die". Dot Magazine, ArtCenter College of Design, 13 jul. 2023. Disponível em: https://www.artcenter.edu/connect/dot-magazine/articles/230713-adapt-or-die.html. Acesso em: 20 ago. 2023.

WOOLDRIDGE, M. A brief history of artificial intelligence: what it is, where we are, and where we are going. New York: Flatiron Books, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

N. Beccari, M., Marques Kussler, L., & Diehl de Oliveira, J. V. (2023). Imagens [de]generativas: o ensino de artes visuais e design gráfico face à inteligência artificial. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(2), 124–141. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.7896