Fazer docente, Chat GPT e usos possíveis: uma análise a partir da ética foucaultiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.8110

Palavras-chave:

Chat GPT, fazer docente, Foucault

Resumo

O uso de inteligências artificiais na educação tem sido alvo de discussões, dentre elas o uso do Chat Generative Pre-Trained Transformed (ChatGPT) seja pela possibilidade de substituição do humano ou pela não identificação da autoria dos textos. O presente artigo tem por objetivo expor usos possíveis do Chat GPT para otimização do fazer docente, a partir do relato de experiência de docentes de uma escola privada de ensino profissionalizante nível médio, em uma análise pela ética foucaultiana (FOUCAULT, 2008; 2009). Partindo da premissa que a questão ética das práticas devem ser o centro da discussão, uma vez que cabe ao docente, na sua experiência de interação com a inteligência artificial, definir sua forma de utilização. Para isso, apontamos nas considerações sobre o método utilizado, os usos possíveis pelos docentes e concluímos que, com um uso crítico, o Chat GPT pode ser mais uma ferramenta no trabalho professoral.

Biografia do Autor

Karine Luiza de Souza Miranda, Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Educação

Graduada em Pedagogia (2022) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a trajetória acadêmica tem sido direcionada ao estudo da relação família escola e as questões de gênero. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (PPGEDUC) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE-UEMG); bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membra do núcleo Tessitura de Nós - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Gênero e do projeto de extensão Um Clube Todo Seu.

Ana Paula Andrade, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Doutora em Educação pelo PPGE FE UFRJ. Mestre em Educação pelo PROPED UERJ. É professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FaE/ UEMG. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área da educação: formação docente, currículo, e gênero, em especial, trabalhos fundamentados na perspectiva do filósofo Michel Foucault. É membro dos núcleos: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógido NFTD/FaE/UEMG; do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia NEPESF; Tessitura de Nós - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Gênero, Sexualidade e Educação; e, também, do Panóptico - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e as teorizações de Michel Fouacult. Foi também Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID UEMG de 2014 a 2017. Foi Coordenadora do Centro de Ensino da FaE UEMG e foi Presidenta do Núcleo Docente Estruturante - NDE da FaE UEMG. É atualmente Coordenadora do Tessituras de Nós. 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Luiza de Souza Miranda, K., & Andrade, A. P. (2023). Fazer docente, Chat GPT e usos possíveis: uma análise a partir da ética foucaultiana . SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(2), 142–157. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.8110