Fazer docente, Chat GPT e usos possíveis: uma análise a partir da ética foucaultiana

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.8110

Keywords:

GPT Chat, teaching practice, Foucault

Abstract

The use of artificial intelligence in education has been the subject of discussion, including the use of Chat Generative Pre-Trained Transformed (ChatGPT) either due to the possibility of replacing the human being or due to the non-identification of the authorship of the texts. This article aims to expose the possible uses of Chat GPT to optimize teaching, based on the experience of teachers at a private high school vocational school, in an analysis using Foucauldian ethics. Starting from the proposal that the ethical issue of practices should be the center of the discussion, since it is up to the teacher, in their experience of interacting with artificial intelligence, to define its form of use. To this end, it points out considerations about the method used, the possible uses by teachers and concludes that with critical use, Chat GPT can be another tool in teaching work.

Author Biographies

Karine Luiza de Souza Miranda, Universidade do Estado de Minas Gerais - Faculdade de Educação

Graduada em Pedagogia (2022) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a trajetória acadêmica tem sido direcionada ao estudo da relação família escola e as questões de gênero. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (PPGEDUC) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE-UEMG); bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membra do núcleo Tessitura de Nós - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Gênero e do projeto de extensão Um Clube Todo Seu.

Ana Paula Andrade, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Doutora em Educação pelo PPGE FE UFRJ. Mestre em Educação pelo PROPED UERJ. É professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FaE/ UEMG. Desenvolve trabalhos e pesquisas na área da educação: formação docente, currículo, e gênero, em especial, trabalhos fundamentados na perspectiva do filósofo Michel Foucault. É membro dos núcleos: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógido NFTD/FaE/UEMG; do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia NEPESF; Tessitura de Nós - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Gênero, Sexualidade e Educação; e, também, do Panóptico - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e as teorizações de Michel Fouacult. Foi também Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID UEMG de 2014 a 2017. Foi Coordenadora do Centro de Ensino da FaE UEMG e foi Presidenta do Núcleo Docente Estruturante - NDE da FaE UEMG. É atualmente Coordenadora do Tessituras de Nós. 

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Published

2023-12-29

How to Cite

Luiza de Souza Miranda, K., & Andrade, A. P. (2023). Fazer docente, Chat GPT e usos possíveis: uma análise a partir da ética foucaultiana . SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 5(2), 142–157. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.8110