Fazer docente, Chat GPT e usos possíveis: uma análise a partir da ética foucaultiana
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v5i2.8110Keywords:
GPT Chat, teaching practice, FoucaultAbstract
The use of artificial intelligence in education has been the subject of discussion, including the use of Chat Generative Pre-Trained Transformed (ChatGPT) either due to the possibility of replacing the human being or due to the non-identification of the authorship of the texts. This article aims to expose the possible uses of Chat GPT to optimize teaching, based on the experience of teachers at a private high school vocational school, in an analysis using Foucauldian ethics. Starting from the proposal that the ethical issue of practices should be the center of the discussion, since it is up to the teacher, in their experience of interacting with artificial intelligence, to define its form of use. To this end, it points out considerations about the method used, the possible uses by teachers and concludes that with critical use, Chat GPT can be another tool in teaching work.
References
ALMEIDA, Virgilio, MENDONÇA, Ricardo Fabrino e FILGUEIRAS, Fernando . ChatGPT: tecnologia, limitações e impactos. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/chatgpt-tecnologia-limitacoes-e-impactos/. Acesso em 20 jul. 2023
ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. ChatGPT inaugura uma nova era na interação entre seres humanos e computadores. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-universo-expandidodainteligenciaartificial/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Ed325&utm_id=mar2023. Acesso em 18 jul. 2023
CASTRO, Edgardo. Arquivo. In: CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Trad. Ingrid Müller Xavier. Rev. Tec. Walter Omar Kohan e Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 43.
FAVACHO, André Márcio Picanço. A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente. Periódico Horizontes, USF, Itatiba, SP, e019024, v. 37, p. 1-26, jun. 2019. Disponível em: A docência como experiência ética: aproximações entre os estudos foucaultianos e a prática docente | Horizontes (usf.edu.br). Acesso em: 05 de mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.764
FOUCAULT, M. A Ética do Cuidado de Si como Prática da Liberdade. In: ______. Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. (Ditos e Escritos, V).mic.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978- 1979). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COM DORA KAUFMAN. [Locução de]: Camada 8. [S.l.]:Ceptro.br, 8 mar. 2023 Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/1Ipj6FcazTIXK7jMmUzWhR?si=AJBnlwALRxSyEBuivk5 hXg . Acesso em: 1 mai. 2023.
MARTINS, Antonio. Inteligência Artificial: algo se move na América Latina. https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/inteligencia-artificial-algo-se-move-na-america-latina/ . Acesso em 11 jul. 2023.
PARREIRA, Artur, LEHMANN, Lúcia; OLIVEIRA, Mariana. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 113, p. 975–999, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nM9Rk8swvtDvwWNrKCZtjGn/?lang=pt#. Acesso em: 28 out. 2023 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002803115
RODRIGUES, Olira Saraiva; RODRIGUES, Karoline Santos. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, v. 16, p. e45997, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/rxWn7YQbndZMYs9fpkxbVXv/?lang=pt#. Acesso em: 29 out. 2023 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45997
RICH, Elaine. Inteligência artificial. São Paulo: McGraw-Hill, 1988
SANTOS, Bergston Luan; ARRUDA, Eucidio Pimenta. Dossiê: Educação em Contextos Híbridos e Multimodais: Dimensões da Inteligência Artificial no contexto da educação contemporânea. Educação Unisinos, Collection, v. 23, p. 725-741, 10, dez. 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.234.0. Acesso em: 1 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.08
SEABRA, Carlos. ChatGPT: nem monstro, nem tábua de salvação. Disponível em: https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/chatgpt-nem-monstro-nem-tabua-de-salvacao/. Acesso em 18 jul. 2023.
VAINZOF, Rony. Inteligência Artificial generativa: reflexos no mercado e desafios. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2023/02/10/Intelig%C3%AAncia-Artificial-generativa-reflexos-no-mercado-e-desafios . Acesso em 11 jul. 2023
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.