Educação a distância e seus desafios
Uma análise reflexiva na formação do pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8634Palavras-chave:
Educação a Distância, Formação de Pedagogos, Desafios, Potencialidades, Qualidade do EnsinoResumo
A Educação a Distância (EaD) tem experimentado um crescimento exponencial no cenário educacional brasileiro, especialmente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996. O objetivo deste estudo foi analisar a EaD e seus desafios na formação do pedagogo, buscando compreender seu papel na formação inicial, destacando tanto suas potencialidades quanto seus desafios específicos. Além disso, buscou-se identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos licenciandos em pedagogia ao longo do processo de formação na modalidade a distância, suas causas e os impactos na aprendizagem. O percurso metodológico baseou-se em uma abordagem de pesquisa social qualitativa, utilizando questionários como instrumento de coleta de dados para fornecer um panorama sólido da realidade. Os resultados obtidos, em consonância com as discussões, destacam a necessidade de uma abordagem crítica e reflexiva por parte das Instituições de Ensino Superior, visando constantemente aprimorar suas estruturas, políticas e práticas de gestão, priorizando a qualidade do ensino e a satisfação dos alunos que cursam pedagogia na EaD. Portanto, ressalta-se a importância de uma abordagem cuidadosa e integrada para enfrentar os desafios, enfatizando a necessidade de embasamento científico e metodológico para fundamentar as práticas educacionais, evitando a mercantilização do ensino.
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