Educação a distância e seus desafios

Uma análise reflexiva na formação do pedagogo

Authors

  • Daliane Ana Cacildo de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Camus Arcos https://orcid.org/0009-0008-8364-8668
  • Hadrellia Dardânia Soares Catarina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Camus Arcos https://orcid.org/0009-0001-2686-8241
  • Ricael Spirandeli Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus Arcos

DOI:

https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8634

Keywords:

Educação a Distância, Formação de Pedagogos, Desafios, Potencialidades, Qualidade do Ensino

Abstract

A Educação a Distância (EaD) tem experimentado um crescimento exponencial no cenário educacional brasileiro, especialmente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996. O objetivo deste estudo foi analisar a EaD e seus desafios na formação do pedagogo, buscando compreender seu papel na formação inicial, destacando tanto suas potencialidades quanto seus desafios específicos. Além disso, buscou-se identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos licenciandos em pedagogia ao longo do processo de formação na modalidade a distância, suas causas e os impactos na aprendizagem. O percurso metodológico baseou-se em uma abordagem de pesquisa social qualitativa, utilizando questionários como instrumento de coleta de dados para fornecer um panorama sólido da realidade. Os resultados obtidos, em consonância com as discussões, destacam a necessidade de uma abordagem crítica e reflexiva por parte das Instituições de Ensino Superior, visando constantemente aprimorar suas estruturas, políticas e práticas de gestão, priorizando a qualidade do ensino e a satisfação dos alunos que cursam pedagogia na EaD. Portanto, ressalta-se a importância de uma abordagem cuidadosa e integrada para enfrentar os desafios, enfatizando a necessidade de embasamento científico e metodológico para fundamentar as práticas educacionais, evitando a mercantilização do ensino.

Author Biographies

Daliane Ana Cacildo de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Camus Arcos

PÓS GRADUANDA EM DOCÊNCIA COM ENFASE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PELO INSTITUTO
FEDERAL DE MINAS GERAIS (IFMG);PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
PELA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ;PÓS GRADUADA EM INSPEÇÃO ESCOLAR PELA FACULDADE
BATISTA DE MINAS GERAIS;GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO
SUL;GRADUADA EM QUÍMICA LICENCIATURA PELA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE
(UNINCOR);TÉCNICA EM QUÍMICA PELA REDE DE ENSINO GENOMA.

Hadrellia Dardânia Soares Catarina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Camus Arcos

Pós Graduanda em Docência, Instituto Federal de Minas Gerais - Campos Arcos. Graduada em Engenharia Civil, UniFipMoc e Técnico em Informática, FEMC - Escola Técnica

References

BRASIL, MEC. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB. Diário Oficial da União, p. 4-4, 2006.

BRASIL. Decreto 5.622, 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/decreto/D5622.htm - Acesso em: 14 abr. 2024.

Brasil. Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Diário Oficial da União 2020; 20 mar.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm. Acesso em: 13 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.833.

DIMENSTEIN, G. O aprendiz do Futuro. Disponível em: https://www.coletivoleitor.com.br/wp-content/uploads/2020/02/aprendiz-do-futuro.pdf. Acesso em: 27 jan. 2024.

FORNARI, Aline; ARAÚJO, Everton Coimbra de. Avanços e desafios na percepção de discentes em cursos na modalidade de Educação a Distância. Revista Paidéi@. Unimes Virtual. Vol.9 – Número 15. Janeiro/2017.Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.

INEP. Censo superior - notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponível em https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 13 abr. 2024.

LEJANO, R. Fraweworks for Policy Analises. Maging Text and Context.New York: Routledge, 2006.

MILL, Daniel. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59, p. 432-454, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2238-20972016000300432&script=sci_abstract. Acesso em: 13 abr. 2024.

MOORE, Moore. KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: Uma Visão Integrada. 3. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MORAN, J. M. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, v. 32, n. 3, 2009.

MORAN, J. M.A Educação que Desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2012.

MORAN, J.M. O que é educação a distância, 2002. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf. Acesso em: 25 mar.2024.

MORAN, J.M. A educação que desejamos novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

PINHEIRO, B. M; GONÇALVES, M. H. O Processo Ensino-Aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora SENAC Nacional, 2011.

PRETI, Oreste. Educação a distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada, 2016.

RIBAS, Cíntia Cargnin Cavalheiro. A Função Docente e seu Impacto no Processo de Ensino-Aprendizagem Em EaD. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET, v. 2175, p. 1773, 2012. Disponível em: <https://www.opet.com.br/faculdade/revista pedagogia/pdf/n3/3%20ARTIGO%20CINTIA.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2024.

SANTOS, Ecksamia Taylene Leal dos; LISBOA, Eliana Santana; JUNIOR, João Batista Bottentuit. Competências para a docência online: um estudo com professores do curso de Pedagogia do núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão. Revista Paidéi@. Unimes Virtual. Vol.8 – Número 14 – JUL.2016. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/589. Acesso em: 30 de jan. 2024.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação. trajetórias, limites e perspectivas. Campinas, Autores Associados, 1997 – 10. ed., 2006.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.

SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil - 11º edição. São Paulo: Instituto SEMESP, 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa. Acesso em: 13 abr. 2024.

WOLFF, L. Tecnologia Instrucional. In: CASTRO, C. M. Educação na Era da Informação. Rio de Janeiro: BID: UniverCidade, 2001.

Published

2024-07-23

How to Cite

Ana Cacildo de Carvalho, D., Dardânia Soares Catarina, H., & Spirandeli Rocha, R. (2024). Educação a distância e seus desafios: Uma análise reflexiva na formação do pedagogo. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 6(1), 46–73. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v6i1.8634