A expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação em escolas brasileiras: Limites e possibilidades das políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3639Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Políticas Educacionais, Censo Escolar, SAEBResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação em escolas brasileiras e a repercussão das políticas públicas para sua expansão. Inicialmente foram apresentados os principais programas desenvolvidos no Brasil nas últimas décadas e em seguida, foram analisados dados educacionais extraídos do Censo Escolar e dos questionários contextuais do SAEB. A pesquisa tem como achados que as políticas públicas efetivadas a partir dos anos 2000 ampliaram significativamente a infraestrutura das escolas para o uso de tecnologias digitais como recursos pedagógicos. No entanto, com o tempo, os equipamentos escolares foram sendo subutilizados ou se tornaram obsoletos, apresentando piora em todos os itens analisados. Nesse sentido, foi possível destacar as possiblidades e os limites das políticas públicas de expansão da utilização das tecnologias digitais como instrumentos pedagógicos na educação básica brasileira.Referências
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