O (im)possível do educar na cibercultura: reflexões psicanalíticas sobre educação, tecnologia e os desafios da docência na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v1i1.3421Palavras-chave:
psicanálise, educação, docência, tecnologia, ciberculturaResumo
No campo da educação frequentemente nos deparamos com o mal-estar docente diante dos novos dispositivos tecnológicos que adentram as salas de aula, seja pelas mãos dos alunos, seja pela utilização de novas tecnologias aplicadas ao contexto educacional. Portanto, este estudo é uma investigação teórico-reflexiva acerca dos desafios da educação, incluindo professores e alunos, diante da cibercultura e da hiperconectividade contemporânea. Este trabalho apresenta uma discussão sobre as inovações tecnológicas vigentes na sociedade e suas vinculações com as dinâmicas e práticas pedagógicas, com base em contribuições de estudos em educação, filosofia, sociologia e psicanálise. Nesse contexto, a psicanálise, ao abrir espaço para a construção de um saber e para a produção de efeitos de significação num sujeito que, com isso, poderia transcender o lugar que lhe cabe no social e apontar na direção de seu desejo, parece oferecer algumas pistas para se pensar a relação entre a educação e as novas tecnologias.Referências
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