Prácticas Corporales de Aventura en las escuelas públicas a partir de una propuesta interdisciplinaria.

Autores/as

Palabras clave:

educación física escolar, prácticas corporales de aventura, interdisciplinariedad

Resumen

La reforma curricular que se está llevando a cabo en Brasil implica la introducción de nuevos conocimientos en el componente curricular de Educación Física. Este artículo presenta los resultados de una investigación que analizó la aplicabilidad de la unidad temática Prácticas Corporales de Aventura en los últimos años de la Educación Primaria. Para ello, se diseñó e implementó una secuencia didáctica interdisciplinaria que involucra los componentes curriculares de Educación Física y Matemáticas enfocados a la orientación y navegación en senderos. Los datos recolectados fueron videos y fotografías de las actividades realizadas por los estudiantes y un diario de campo. Siguiendo un enfoque cualitativo, se identificaron evidencias del desarrollo de conocimientos, habilidades y actitudes por parte de los estudiantes durante las clases. Los resultados muestran que la práctica de la orientación y navegación en senderos permitió a los estudiantes adquirir múltiples conocimientos, habilidades y actitudes, yendo más allá de los mencionados en el BNCC. Además, se identificaron aspectos que cuestionan la aplicabilidad práctica de este tema en el contexto de las escuelas públicas.

Biografía del autor/a

Maria Carolina Rebuá Ribeiro, Universidade de Sorocaba

Cursou licenciatura em Educação Física pela Academia de Ensino Superior (2006). Ingressou na rede municipal de Sorocaba como professora de Educação Física (2008). Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (2009). Especialista em Direito Educacional pela FACESPI (2013). Cursou Pedagogia pela FAC São Roque (2016). Atuou como supervisora do PIBID junto à UFSCAR de Sorocaba (2014 a 2016). Atuou como Chefe de Seção do Ensino Fundamental na Secretaria da Educação de Sorocaba (2017). Foi redatora do Currículo Paulista - Componente Curricular: Educação Física (2018 - 2019). Foi nomeada Gestora de Desenvolvimento Educacional na Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba (2017-2019). Concluiu o curso de bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (2020). É bacharela em Nutrição pela Faculdade Anhanguera (2021). Especialista em Manuseio Nutricional na Cirurgia Bariátrica pela UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A (2023). Mestre em Educação pelo PPGE da UNISO na linha de Cotidiano Escolar, sob a orientação da professora doutora Ana Letícia Losano (2023). Em 2022 deu início à Pós-Graduação em Nutrição clínica, esportiva e interpretação de exames laboratoriais pelo COIMBRA ACADEMY. É professora efetiva da rede municipal de Sorocaba desde 2008, atua na Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas desde 2012 até a presente data. Tem experiência na área da Educação com ênfase em Educação Física Escolar, e como Nutricionista na área de Nutrição Clínica e Esportiva.

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Dimitri Wuo Pereira, Associação Brasileira de Escalada Esportiva

Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho - SP (UNINOVE). Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - SP, Especialista em Administração Esportiva pela FMU e Licenciado em Educação Física pela EEFEUSP. Criador do Grupo de Estudos em Esporte de Aventura (GEEDAE) da Universidade Nove de Julho. Pesquisador e professor de Aventura e cursos de graduação em Educação Física. Professor de Escalada do curso de pós graduação em aventura da FMU. No curso de Graduação em Educação Física ministrou as disciplinas: Esporte de Aventura e Meio Ambiente, Esportes Radicais, Handebol, Futebol, Voleibol, Atletismo, Basquetebol, Esportes de Raquete, Didática, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Prática de Ensino em Educação Física, Políticas Públicas do Esporte, Recreação e Lazer, TCC e Supervisão e Estágios. Participou do Núcleo Docente Estruturante da Universidade Nove de Julho. Foi professor da ESEF - Jundiaí, ministrando as disciplinas Aspectos Sociais da Educação Física e Prática Profissional: Cultura Popular na Infância de fevereiro à junho de 2023. Atualmente é Técnico de Base Juvenil da Associação Brasileira de Escalada Esportiva.

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Ana Leticia Losano, Universidade de Sorocaba

É doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Córdoba - Argentina (2012). Realiza Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP- Campus Rio Claro (2012), na Faculdade de Matemática, Astronomia e Física da Universidade Nacional de Córdoba (2013-2015) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP (2017-2019). Possui experiencia docente e de pesquisa nos campos da Educação e da Educação Matemática. Como professora adjunta da Universidade Nacional de Córdoba (2015-2019) atua na formação de professores que ensinam matemática na Faculdade de Matemática, Astronomia e Física (Licenciatura em Matemática) e na Faculdade de Filosofia e Humanidades (Licenciatura em Ciências da Educação). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Suas principais linhas de pesquisa e de atuação docente são: Desenvolvimento profissional de professores; Identidade profissional do professor que ensina matemática; Participação em espaços de formação inicial e continuada; Dimensões sociais e culturais da educação matemática.

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Citas

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Publicado

2024-06-05

Cómo citar

Ribeiro, M. C. R., Pereira, D. W., & Losano, A. L. (2024). Prácticas Corporales de Aventura en las escuelas públicas a partir de una propuesta interdisciplinaria. Revista Saúde, Corpo E Movimento, 3(3). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/scm/article/view/8300

Número

Sección

Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física