Práticas corporais de aventura na escola pública a partir de uma proposta interdisciplinar

Autores

Palavras-chave:

educação física escolar, praticas corporais de aventura, interdisciplinaridade

Resumo

A reforma curricular que transita no Brasil envolve a introdução de novos conhecimentos no componente curricular Educação Física. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a aplicabilidade da unidade temática Práticas Corporais de Aventura nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Com esse fim, foi elaborada, implementada uma sequência didática interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares Educação Física e Matemática centrada na orientação e navegação em trilhas. Os dados coletados foram vídeos e fotos das atividades realizadas pelos alunos e diário de campo. Seguindo uma abordagem qualitativa, foram identificadas evidências do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes por parte dos estudantes durante as aulas. Os resultados mostram que a prática da orientação e navegação em trilhas possibilitou que os alunos se apropriassem de múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes, indo além daqueles mencionadas na BNCC. Além disso, foram identificados aspectos que desafiam a aplicabilidade prática deste tema no contexto da escola pública.

Biografia do Autor

Maria Carolina Rebuá Ribeiro, Universidade de Sorocaba

Cursou licenciatura em Educação Física pela Academia de Ensino Superior (2006). Ingressou na rede municipal de Sorocaba como professora de Educação Física (2008). Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (2009). Especialista em Direito Educacional pela FACESPI (2013). Cursou Pedagogia pela FAC São Roque (2016). Atuou como supervisora do PIBID junto à UFSCAR de Sorocaba (2014 a 2016). Atuou como Chefe de Seção do Ensino Fundamental na Secretaria da Educação de Sorocaba (2017). Foi redatora do Currículo Paulista - Componente Curricular: Educação Física (2018 - 2019). Foi nomeada Gestora de Desenvolvimento Educacional na Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba (2017-2019). Concluiu o curso de bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (2020). É bacharela em Nutrição pela Faculdade Anhanguera (2021). Especialista em Manuseio Nutricional na Cirurgia Bariátrica pela UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A (2023). Mestre em Educação pelo PPGE da UNISO na linha de Cotidiano Escolar, sob a orientação da professora doutora Ana Letícia Losano (2023). Em 2022 deu início à Pós-Graduação em Nutrição clínica, esportiva e interpretação de exames laboratoriais pelo COIMBRA ACADEMY. É professora efetiva da rede municipal de Sorocaba desde 2008, atua na Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas desde 2012 até a presente data. Tem experiência na área da Educação com ênfase em Educação Física Escolar, e como Nutricionista na área de Nutrição Clínica e Esportiva.

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Dimitri Wuo Pereira, Associação Brasileira de Escalada Esportiva

Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho - SP (UNINOVE). Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - SP, Especialista em Administração Esportiva pela FMU e Licenciado em Educação Física pela EEFEUSP. Criador do Grupo de Estudos em Esporte de Aventura (GEEDAE) da Universidade Nove de Julho. Pesquisador e professor de Aventura e cursos de graduação em Educação Física. Professor de Escalada do curso de pós graduação em aventura da FMU. No curso de Graduação em Educação Física ministrou as disciplinas: Esporte de Aventura e Meio Ambiente, Esportes Radicais, Handebol, Futebol, Voleibol, Atletismo, Basquetebol, Esportes de Raquete, Didática, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Prática de Ensino em Educação Física, Políticas Públicas do Esporte, Recreação e Lazer, TCC e Supervisão e Estágios. Participou do Núcleo Docente Estruturante da Universidade Nove de Julho. Foi professor da ESEF - Jundiaí, ministrando as disciplinas Aspectos Sociais da Educação Física e Prática Profissional: Cultura Popular na Infância de fevereiro à junho de 2023. Atualmente é Técnico de Base Juvenil da Associação Brasileira de Escalada Esportiva.

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Ana Leticia Losano, Universidade de Sorocaba

É doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Córdoba - Argentina (2012). Realiza Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP- Campus Rio Claro (2012), na Faculdade de Matemática, Astronomia e Física da Universidade Nacional de Córdoba (2013-2015) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP (2017-2019). Possui experiencia docente e de pesquisa nos campos da Educação e da Educação Matemática. Como professora adjunta da Universidade Nacional de Córdoba (2015-2019) atua na formação de professores que ensinam matemática na Faculdade de Matemática, Astronomia e Física (Licenciatura em Matemática) e na Faculdade de Filosofia e Humanidades (Licenciatura em Ciências da Educação). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Suas principais linhas de pesquisa e de atuação docente são: Desenvolvimento profissional de professores; Identidade profissional do professor que ensina matemática; Participação em espaços de formação inicial e continuada; Dimensões sociais e culturais da educação matemática.

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

Ribeiro, M. C. R., Pereira, D. W., & Losano, A. L. (2024). Práticas corporais de aventura na escola pública a partir de uma proposta interdisciplinar. Revista Saúde, Corpo E Movimento, 3(3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scm/article/view/8300

Edição

Seção

Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física