A invisibilidade do gênero no relatório psicossocial de adolescentes em MSE

Autores/as

Resumen

Diante dos 30 anos de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) coloca-se em análise os avanços e retrocessos desta legislação no que tange às histórias de vidas de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa (MSE). Utiliza-se trechos de um relatório psicossocial de uma adolescente em cumprimento de MSE de 2012, em um centro socioeducativo feminino no Pará, tensionando através do método genealógico foucaultiano, se a elaboração de documentos nas MSE’s opera como um dispositivo disciplinar, desconsiderando marcadores de gênero, raça e classe e se atuam como dispositivos que aniquilam a heterogeneidade dessas vidas. Propõe-se a problematização dos tradicionais elementos de análise presentes no ECA, a qual salienta-se a urgência do gênero como fator de análise e que as histórias dessas adolescentes sejam narradas por elas próprias.

Biografía del autor/a

Adriana Elisa de Alencar Macedo, Universidade Federal do Espirito Santo

Professora substituta do departamento de educação integrada em saúde/CCS/UFES.

Luziane de Assis Ruela Siqueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação/PPGE/UFES. Professora Adjunta Departamento de Psicologia/UFES. Professora Pós-Graduação em Psicologia Institucional/UFES

Marina Francisqueto Bernabé, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Psicologia Institucional/PPGPSI/UFES. Professora substituta - Departamento de Psicologia/UFES. Psicóloga na Secretária de Estado de Direitos Humanos.

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Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Macedo, A. E. de A., Siqueira, L. de A. R., & Bernabé, M. F. (2021). A invisibilidade do gênero no relatório psicossocial de adolescentes em MSE. Serviço Social Em Debate, 4(2). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/4892